Cine Santana recebe espetáculo do Quarteto de Cordas nesta quarta

Cine Santana recebe espetáculo do Quarteto de Cordas nesta quarta

Cine Santana recebe espetáculo do Quarteto de Cordas nesta quarta

Nesta quarta-feira (15), a partir das 20h, o Cine Santana recebe um concerto gratuito do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos.

Na ocasião serão apresentadas obras de dois compositores alemães que tiveram um papel importante na história da música marcando o momento da transição entre o período do Classicismo e o do Romantismo. Situados no que os historiadores costumam chamar de Pré-Romantismo, Ludwig Van Beethoven e Felix Mendelssohn inovaram cada um à sua maneira, a música da época em que viveram. Beethoven, dono de uma personalidade sonhadora, épica e revolucionária, soube fazer uma arte inovadora sem abandonar as formas clássicas herdadas de Mozart e Haydn, mas alargando suas fronteiras. Mendelssohn, por sua vez encontrou na literatura e em suas experiências em viagens uma forma de acrescentar ao estilo clássico uma nova inspiração e interesse.

Para o violista do quarteto, Bruno de Almeida, o público poderá perceber as diferenças de sonoridade no estilo de cada um dos compositores. “No quarteto de Beethoven o violino se destaca mais, é algo mais clássico, tradicional. Já na obra de Mendelssohn, todos os instrumentos têm a mesma participação, aparecem de um jeito mais romântico”, conta.

A apresentação tem entrada franca e não haverá distribuição de ingressos, basta comparecer e apreciar o concerto. O Quarteto de Cordas é composto pelos músicos Bruno de Almeida (viola), Watson Clis (violoncelo), Isaías Lopes (violino) e Matheus Braga (violino), integrantes do Projeto Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, viabilizado pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tendo a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) como entidade executora.

Mais informações pelo telefone 3911-7090.

Programa:
Quarteto n°1 Op 18 (Beethoven.L.V)
I Allegro con Brio
II Adagio affetuoso e appassionato
III Allegro molto
IV Allegro
Quarteto n°1 Op 12 (Mendelssohn.F)
I Adagio non tropo, Allegro non tardante
II Canzonneta
III Andante espressivo
IV Molto Allegro e Vivace

Foto: PMSJC

Fonte: Assessoria de imprensa SJC – Código BR Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *