Quarteto de Cordas é atração do Vicentina Aranha neste domingo

Quarteto de Cordas é atração do Vicentina Aranha neste domingo

Quarteto de Cordas é atração do Vicentina Aranha neste domingo

A capela do Parque Vicentina Aranha deve receber neste domingo (28), a partir das 19h, um concerto do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, para encerrar a programação comemorativa do aniversário do antigo sanatório.  

Na ocasião serão apresentadas obras de dois compositores alemães que tiveram um papel importante na história da música marcando o momento da transição entre o período do Classicismo e o do Romantismo. Situados no que os historiadores costumam chamar de Pré-Romantismo, Ludwig Van Beethoven e Felix Mendelssohn inovaram cada um à sua maneira, a música da época em que viveram. Beethoven, dono de uma personalidade sonhadora, épica e revolucionária, soube fazer uma arte inovadora sem abandonar as formas clássicas herdadas de Mozart e Haydn, mas alargando suas fronteiras. Mendelssohn, por sua vez encontrou na literatura e em suas experiências em viagens uma forma de acrescentar ao estilo clássico uma nova inspiração e interesse.

Para o violista do quarteto, Bruno de Almeida, o público poderá perceber as diferenças de sonoridade no estilo de cada um dos compositores. “No quarteto de Beethoven o violino se destaca mais, é algo mais clássico, tradicional. Já na obra de Mendelssohn, todos os instrumentos têm a mesma participação, aparecem de um jeito mais romântico”, conta.

A apresentação tem entrada franca e não haverá distribuição de ingressos, basta comparecer e apreciar o concerto. O Quarteto de Cordas é composto pelos músicos Bruno de Almeida (viola), Watson Clis (violoncelo), Isaías Lopes (violino) e Matheus Braga (violino), integrantes do Projeto Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, viabilizado pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tendo a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) como entidade executora.
Mais informações pelo telefone 3911-7090.

Programa:
Quarteto n°1 Op 18 (Beethoven.L.V)
I Allegro con Brio
II Adagio affetuoso e appassionato
III Allegro molto
IV Allegro
Quarteto n°1 Op 12 (Mendelssohn.F)
I Adagio non tropo, Allegro non tardante
II Canzonneta
III Andante espressivo
IV Molto Allegro e Vivace

Fonte: Assessoria de imprensa Código BR Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *