SIAB ganhará nova edição sobre energias do futuro

SIAB ganhará nova edição sobre energias do futuro

SIAB ganhará nova edição sobre energias do futuro

O SIAB (Seminário da Indústria Aeroespacial Brasileira) ganhará uma nova edição em breve com o tema energias do futuro. A decisão foi tomada durante o evento realizado, com um público de 120 pessoas, no dia 25 de maio no Parque Tecnológico de São José dos Campos. O SIAB é um encontro com palestras e rodada de negócios para os setores aeroespacial, engenharia e tecnologia. O SIAB também contou com parceria da Mult-e Engenharia Digital e do INVOZ.

Segundo Paulo Gomes D´Oliveira, presidente do e-IMI (Information Management Institute), responsável pela organização geral, a próxima edição vai tratar do tema “energias pós-petróleo”, por sugestão do engenheiro Ozires Silva que palestrou no evento. O objetivo é incentivar a busca por novas soluções energéticas para o desenvolvimento do país nesta área. “Sabemos que as reservas de petróleo no mundo não vão durar eternamente, aliás acho que não deve passar de 2040, e o Brasil pode chegar na frente se iniciar agora estudos sérios sobre novas formas de geração de energia. Quero colaborar pessoalmente nesse futuro pós-petróleo”, disse Ozires Silva.

Outra apresentação de destaque no 1º. SIAB foi do Prof. José Finocchio Jr, da FGV-SP E USP, sobre engenharia descentralizada e blockchain na gestão de projetos e smart contracts. Considerada a “internet dos negócios”, blockchain são dados distribuídos e compartilhados que criam um índice global para todas as transações que ocorrem no mercado, de forma pública e compartilhada.

O diretor financeiro do e-IMI, Nilmar Ferreira, realizou uma apresentação bastante relevante para o atual momento do setor aeroespacial brasileiro. Ele mostrou soluções baseadas em engenharia descentralizada para buscar mais inovação e eficácia nos processos industriais de desenvolvimento de produtos e serviços. Para exemplificar, apresentou o case “Novo turbohélice cargueiro” que conta com o blockchain e smart contracts para gerir pacotes de trabalho, aliado ao conceito de engenharia descentralizada (similar a um “UBER” de engenharia) desde sua concepção.

Também houveram apresentações do PqTec, do ITA/CCM, com Prof. Borille, Mult-e Engenharia Digital, com Leandro Fracetto, e Novaer, com o ex-diretor Marcelo Ferroni. Já o Eng. Toshiaki Yoshino falou ao público sobre “Oportunidades da área espacial Brasileira” e Alexandre Tavares sobre “Iluminação Autônoma” aplicável à aeródromos e cidades inteligentes (smart cities).

No período da tarde, o SIAB contou com rodadas de negócios entre os profissionais e empresas participantes. A organização do evento ficou sob responsabilidade do seguinte grupo de trabalho: Roberto Cantinho, Tadeu Yoshida, Ediraldo Berardi, Fernando Leite, João D’Oliveira, Hildeu Candido da Silva, Rodolfo Moraes, Renato Ruas, Toshiaki Yoshino, Laerte Oliveira, Paulo Gomes e Nilmar Ferreira.

Mais informações sobre as atividades do e-IMI (Information Management Institute) pelo site www.e-imisolutions.com.br

 

Sobre o e-IMI

Fundado em 2017 na cidade de São José dos Campos, o e-IMI é formado por profissionais diferenciados e experientes, oriundos de empresas e instituições de alta tecnologia do Brasil, que juntaram esforços para disseminar seus conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento de novas parcerias e projetos.

O e-IMI oferece serviços de engenharia, projeto, qualidade, gestão de programas, projetos e portfólio, Desenvolvimento Integrado de Produto (DIP), gestão da informação, treinamento e capacitação, por meio das empresas de seus associados e empresas parceiras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *