ACI divulga pesquisa de expectativa para Páscoa

ACI divulga pesquisa de expectativa para Páscoa

ACI divulga pesquisa de expectativa para Páscoa

Para traçar um panorama do comércio da cidade, a Associação Comercial e Industrial (ACI) de São José dos Campos realiza pesquisas de expectativa e resultados do comércio em datas comemorativas. A pesquisa de expectativa de vendas para a Páscoa foi realizada com supermercados (35%), franquias (30%), lojas de departamentos (20%) e marcas próprias (15%), e revelou o pessimismo dos comerciantes.

A maioria dos entrevistados (40%) disse esperar uma piora nas vendas, enquanto 35% esperam um movimento melhor e 25% acham que o desempenho será igual ao do ano anterior. A queda esperada nas vendas é de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2015, apesar da economia fragilizada, o desempenho foi estável em relação a 2014 (aumento de 0,3%).

Em relação à expectativa do ticket médio, 60% esperam que os consumidores gastem entre R$ 21 e R$ 50. De acordo com 65% dos entrevistados, os preços dos ovos e chocolates acompanharam a inflação, enquanto 30% afirmaram que os preços subiram acima da inflação e apenas 5% não notaram aumento significativo nos preços.

A contratação de temporários, prática comum no comércio em datas de grande movimento, não será adotada pela maioria dos comerciantes (55%). Geralmente neste período os fabricantes disponibilizam promotores de vendas para as grandes redes de varejo, não havendo então a necessidade de contratar funcionários específicos para a função. A maior concentração de temporários será nas lojas franqueadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *