AEA/SJCampos promove sustentabilidade na construção civil

AEA/SJCampos promove sustentabilidade na construção civil

AEA/SJCampos promove sustentabilidade na construção civil

Para fechar a programação da Semana do Meio Ambiente, no dia 10 de junho a AEA/SJCampos trouxe a arquiteta Daniela Corcuera para debater o tema “Sustentabilidade nos Produtos de Construção Civil – mitos e verdades”.

A palestrante explicou a definição de Ciclo de Vida dos materiais e como ele pode ser mensurado, além de mostrar tipos de certificações ambientais que complementaram a apresentação.

O Ciclo de Vida dos materiais é apenas um dos parâmetros que podem aprimorar a sustentabilidade de uma edificação, dependendo das especificações de cada material, e o encontro objetivou incentivar que esse conhecimento seja adequadamente adotado, gerando a melhor opção de sustentabilidade ao proprietário e ao construtor.

Para o Diretor Executivo da empresa Green Qualy – Tecnologias Sustentáveis, que esteve presente no evento, “o conhecimento sobre o Ciclo de Vida dos materiais é importante e precisa ser agregado a outras análises técnicas para alcançar a melhor opção. O primeiro passo foi dado, mas é preciso um aprofundamento com a análise do custo benefício e do ciclo de vida. Os materiais são apenas um tipo de solução sustentável para a edificação. Para se ter uma sustentabilidade plena é preciso trabalhar com vários sistemas tecnológicos e tecnologias”.

Para Daniela, o tema debatido é importante para criar nos participantes uma consciência ambiental quanto à especificação de materiais e produtos de construção civil. “Não se pode mais ignorar os efeitos nocivos sobre a saúde humana e o meio ambiente que muitos produtos provocam. Arquitetos e engenheiros devem ser ambientalmente responsáveis pelas suas especificações”, afirmou.

Daniela Corcuera é arquiteta e mestre em Arquitetura Sustentável, consultora atuante em certificações ambientais, materiais de construção e projetos e diretora da empresa Quanta Studio.

Para o presidente da AEA, o engenheiro civil Carlos Vilhena, as iniciativas ligadas à sustentabilidade são extremamente importantes. “A busca por sistemas construtivos sustentáveis é uma necessidade da humanidade. Voltamos aos sistemas construtivos antigos, mas agregando o conhecimento e a tecnologia para o bem-estar e conforto do ser humano. No século XX consumiu-se mais areia do que nos 6 mil anos anteriores, degradamos mais o nosso planeta do que todas as gerações anteriores a este século juntas. É hora de parar e usar nossos conhecimentos, se quisermos preservar nosso planeta e principalmente nossa espécie”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *