Gestra se reúne na sede da AEA/SJCampos

Gestra se reúne na sede da AEA/SJCampos

Gestra se reúne na sede da AEA/SJCampos

O Grupo de Engenheiros de Segurança do Trabalho da Basf, empresa química líder mundial, reuniu-se no dia 30 de maio na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos para realizar uma palestra técnica com o engenheiro Jairo Andrade sobre “Perigos presentes nas tintas, brinquedos e eletroeletrônicos (pigmentos cromatos de chumbo)”.

O Gestra atua há 25 anos no Vale do Paraíba com estudos voltados para a área de segurança do trabalho e Jairo explicou que seu objetivo foi apresentar ao grupo os perigos da utilização do cromato de chumbo. “Desde dezembro de 2012, os países europeus proibiram a comercialização dentro do território deles de qualquer tipo de tinta que tenha em sua composição o cromato de chumbo e aqui no Brasil isso ainda é amplamente utilizado. Esse pigmento permite basicamente duas cores, o vermelho e o amarelo, que são amplamente utilizados na coloração de materiais de plástico utilizados na fabricação de brinquedos, já que são as cores que mais estimulam as crianças. O problema está no fato de que por serem corantes inorgânicos, baratos e de fácil acesso, tiveram grande aplicação nos últimos 30 anos e fazem muito mal à saúde, principalmente das crianças”, afirmou.

O presidente da AEA/SJCampos, o engenheiro civil Carlos Vilhena, fez a abertura do encontro enfatizando que a entidade está sempre aberta a esse tipo de encontro e que todas as iniciativas que visem ampliar o conhecimento dos profissionais serão bem-vindas.

Após a apresentação o grupo debateu assuntos pertinentes a sua atuação no Vale do Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *