Novos empreendedores precisam ficar atentos às regras da Receita Federal

Novos empreendedores precisam ficar atentos às regras da Receita Federal

Novos empreendedores precisam ficar atentos às regras da Receita Federal

Nos últimos anos o número de pessoas que buscaram novas oportunidades por meio do empreendedorismo aumentou no Brasil, de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2015, realizada pelo Sebrae, Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O último levantamento apontou uma evolução das taxas de empreendedorismo no período de 2002 a 2015, passando de 21% para 39%. Para Eliane Maia, diretora da Tec-Con Assessoria Contábil, “a busca por necessidade e por novas oportunidades de negócios foram fatores determinantes para esse aumento. Mas é necessário empreender com o ‘pé no chão’”.

“Abrir o próprio negócio pode ser uma boa alternativa se for bem planejado. Atualmente a Receita Federal tem acesso a todos os dados da empresa, então fazer um planejamento dos custos, ter um fluxo de caixa e pagar os impostos em dia são ações básicas que podem afetar diretamente no sucesso do negócio”, afirma Eliane.

Para se abrir uma empresa hoje são diversos os trâmites e o novo empresário precisa ter esse conhecimento. E é nesse ponto que a assessoria contábil faz a intermediação. “O contador passa a exercer a função de assessor, ele orienta o empresário, leva informações e abre um leque de oportunidades. O empresário passa a consultar o contador antes de fechar um contrato de compra, por exemplo, evitando possíveis ônus futuros por falta de planejamento”, ressalta.

Eliane ressalta ainda que, devido a tecnologia e modernização dos sistemas utilizados pela Receita Federal, agora todas as informações são cruzadas, sendo praticamente impossível omitir alguma informação. “O empresário precisa ficar atento e cumprir com as suas obrigações para que, dessa forma, não seja pego de surpresa e consiga investir cada vez mais no crescimento do seu negócio”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *