Prefeitura e AEA/SJCampos renovam convênio e fecham novas parcerias

Prefeitura e AEA/SJCampos renovam convênio e fecham novas parcerias

Prefeitura e AEA/SJCampos renovam convênio e fecham novas parcerias

O encontro realizado no dia 19 de agosto no salão nobre da Prefeitura Municipal de São José dos Campos entre o presidente da AEA/SJCampos, o engenheiro civil Carlos Vilhena, o prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida, o secretário de Obras, Dalton Ferracioli de Assis, o secretário de Habitação e Planejamento Urbano, Miguel Sampaio, e representantes da associação e PMSJC, marcou a renovação da parceria entre a prefeitura e a AEA/SJCampos no Programa Plantas Populares e a doação de uma área para a construção da nova sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos.

O terreno a ser doado tem 6 mil metros quadrados e fica no bairro Monte Castelo, no entroncamento da avenida Teotônio Vilela com a Rua Henrique Dias, ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O prefeito Carlinhos Almeida afirmou que a doação do terreno para a associação é uma forma de valorizar a entidade, que atua há muitos anos em parceria com a prefeitura em diversos projetos e também faz parte do plano municipal de revitalização do Centro da cidade.

Carlos Vilhena afirma que a AEA/SJCampos está muito feliz com essa iniciativa municipal. “A associação é uma das entidades mais antigas de São José dos Campos, ficando atrás somente da Associação Comercial e Industrial, e a busca por uma área para a construção da sede própria da entidade é uma luta de 56 anos. Para a cidade, mais do que uma estrutura melhorada para o atendimento aos profissionais, queremos construir uma sede que seja referência e motivo de orgulho para a sociedade joseense”, afirmou. A elaboração do projeto seguirá diretrizes sustentáveis como a utilização de recursos tecnológicos e a certificação Green Building Council.

Programa Plantas Populares

Além da doação do terreno, o encontro reafirmou uma parceria entre a entidade e a Prefeitura Municipal, o Convênio de Assistência Técnica Gratuita – Programa Plantas Populares.
Existente há mais de 20 anos, essa iniciativa já beneficiou mais de 15 mil famílias de baixa renda que desejam construir uma casa de forma correta, mas não possuem condições financeiras de contratar um especialista. O contrato foi renovado por 12 meses e prevê a utilização de até R$ 898 mil para desenvolvimento dos serviços.
Profissionais recém-formados de engenharia e arquitetura e urbanismo, sob a coordenação da conselheira da AEA/SJCampos, a arquiteta Adriana Paula V. Marcondes, contribuem com as famílias com renda de até seis salários mínimos e com no máximo um imóvel em território nacional, no que diz respeito ao projeto estrutural, elétrico, hidráulico, direção técnica, acompanhamento e fiscalização da obra, muros de arrimo e fossas filtro e séptica, elaborando plantas de até 70m².
O Convênio de Assistência Técnica Gratuita – Programa Plantas Populares também contribui com o aprimoramento profissional, já que os responsáveis pelos projetos, sob a orientação de um gestor experiente, são recém-inseridos no mercado de trabalho.
Carlos Vilhena explica que esta parceria existe há mais de 20 anos e que para beneficiar essas famílias, novos serviços foram agregados em 2013. Segundo ele, a intenção é melhorar ainda mais este ano, inclusive com a utilização de um escritório móvel para realizar atendimentos em bairros menos acessíveis. “A AEA/SJCampos tem uma grande preocupação com as questões sociais e esta parceria nos permite uma evolução muito grande em nossa possibilidade de contribuir com a sociedade, além do aprimoramento profissional, um dos grandes focos da minha atuação como presidente da associação”, diz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *