“Quem quer interagir e ter empatia com um robô?”
Começando com essa expressão de um professor muito querido, convido a pensarmos juntos sobre um termo tão falado atualmente, mas que poucas pessoas realmente conhecem.
A forma mais fácil de explicar o marketing de conteúdo é imaginar uma conversa.
Mas aquele papo bom, em que falamos abertamente o que pensamos, levantamos questões, ensinamos um pouco do que sabemos e aprendemos bastante com nosso interlocutor. Sabe esse tipo de papo?
É assim que hoje as empresas e profissionais precisam se comunicar com as pessoas.
Quem está fazendo marketing de conteúdo de qualidade, ou Inbound Marketing, já notou os resultados, aumentou a visibilidade, fechou negócios, fidelizou clientes ou atingiu outros objetivos de negócios.
Hoje é preciso muito mais que curtidas em posts. É preciso transformar curtidas em relacionamento e transformar esse relacionamento em vendas. Mas como fazer isso?
Escrevendo!
Conteúdo relevante e de valor para os públicos de interesse do seu negócio é o grande foco do marketing de conteúdo.
As pessoas não gostam mais daquela comunicação industrial, padronizada. Ninguém se reconhece nelas. Nós nos identificamos e consumimos informação que foi feita pensada em nós.
Quando uma empresa se apresenta dessa forma, a gente lê, absorve, compra, indica e se relaciona com a marca. Por isso, falar de marketing de conteúdo envolve o conteúdo e o modo de usá-lo, indo além da produção mecânica de textos que não geram sinergia com ninguém.
Por isso, fique atento aos principais pontos que elencamos para justificar a importância do marketing de conteúdo nas empresas.
Você é especialista na sua área? A empresa onde trabalha é autoridade no segmento em que atua? Então diga isso para as pessoas, compartilhe experiências, conte histórias, ouça as dúvidas, entenda as demandas.
A comunicação não é a chave para qualquer relacionamento duradouro? O mesmo acontece hoje nos negócios.
O que não faltam são canais para o marketing de conteúdo. Sites, blogs, mídias sociais, e-mails, chats, landing pages, e por aí vai. Basta um trabalho planejado, assertivo e bem feito para os resultados aparecerem.
Engana-se aquele que acredita que o marketing de conteúdo existe apenas para produção de longos textos, com foco exclusivo em blog. Ao contrário disso, o marketing de conteúdo pode – e deve – ser utilizado em diferentes estágios da jornada da persona da empresa. Ele deve estar presente nas fases de atração, conversão e fidelização.
De nada adianta criar conteúdos com incríveis para vender produtos e serviços se não há um trabalho paralelo de reforço de marca, de fidelização dos usuários que se tornaram clientes e de melhoria dos próprios produtos e serviços. Isso quer dizer que, com o marketing de conteúdo, o conteúdo não acaba quando termina: ele deve estar presente, de diferentes formas e através de distintos canais, na vida da persona das empresas.
Agora que você já entendeu que produzir conteúdo de qualidade não se resume a textos em blog, tampouco em posts sem estratégia nas redes sociais, ficou mais claro que o marketing de conteúdo não é nada do que uma obrigação, não é mesmo? Pelo menos para as empresas que desejam ter alguma relevância no ambiente digital, ele é imprescindível.
O que atua como diferencial no marketing de conteúdo é o nível de aprofundamento que as estratégias de marketing digital serão capazes de atingir. Obviamente, o grande pulo do gato das empresas que se destacam é saber trabalhar bem com os seus recursos, contando com uma equipe de qualidade para ajudar a operacionalizar suas estratégias.
Então, se você tiver interessado em se destacar no seu nicho de mercado, a gente pode ajudá-lo. Entre em contato que teremos o maior prazer em bater um papo sobre o seu negócio.
Bianca Totti
Diretora da Código BR Comunicação – Especialista em marketing digital, assessoria de imprensa e comunicação