Veja a importância e a vantagem de ser um profissional multidisciplinar
Você já ouviu falar em ‘Profissional T’? Você acha que se encaixa em um perfil de ‘T-Shapped’?
Se você tem dúvidas ou nunca ouviu falar, fique atento. Agora, mais do que nunca, em pleno século 21, empresas dos mais variados setores estão de olho nesse tipo de profissional.
Para te ajudar, elaboramos o material abaixo. Vem com a gente e depois responda se você está apto a concorrer a uma vaga no mercado que exija habilidades variadas ou ainda precisa se preparar para isso.
No conteúdo de hoje, você vai ficar por dentro de:
Foi-se o tempo onde as pessoas sabiam só uma coisa. Ou era especialista em Direito ou em Marketing, por exemplo. As duas especialidades não caminhavam juntas.
Mas no mercado atual, o ideal e ainda mais significativo é ser um profissional multidisciplinar, conhecido como ‘profissional T’.
Do inglês ‘t-shaped professional’, é a pessoa com conhecimento geral sobre mercado, economia, política, relações organizacionais, entre outros, sem estar necessariamente relacionado a algum conhecimento específico de uma atividade.
Também possui conhecimento específico e aprofundado de uma área de formação.
E toda essa capacidade de desempenhar trabalhos e ainda colaborar com outras pessoas têm despertado o interesse de empresas na hora de contratar.
Sabe por quê?
Porque o século 21 é o século da economia do conhecimento, onde todos os recursos intelectuais passam por um processo progressivo de significação e valorização.
A economia global também tem exigido cada vez mais soluções integradas e, por isso, a tendência é que as empresas busquem um perfil ‘T-Shapped’.
Imagine a letra T, composta por um eixo vertical e um horizontal.
Ela é definida assim:
Para compor o ‘T-Shapped’, as duas capacidades precisam estar conectadas, onde a horizontal simboliza a gama de conhecimentos e a vertical, a profundidade em uma área.
Vale ressaltar que no mercado de hoje, onde é inegável uma revolução no que diz respeito às formas de comunicação e relacionamento, ter uma visão estratégica do negócio e entender o impacto que sua área pode gerar nas demais ou na empresa de maneira geral é fundamental.
O caminho para ser um ‘profissional T’ está além de uma graduação. É preciso gerir o conhecimento e as habilidades pessoas para alcançar a multidisciplinaridade, agregando valor para um negócio.
Abaixo, veja algumas das excelências que englobam um ‘T-Shapped’:
Quer um exemplo na prática? Então, vamos lá:
Um bom profissional de marketing digital deve ter um conjunto de habilidades que lhe permita atuar em diversas frentes. Confira:
Claro que não é possível ser um especialista em todas elas, mas um profissional de marketing digital pode procurar um conhecimento aprofundado em SEO e Inbound Marketing e ter um conhecimento intermediário em todas as demais, por exemplo.
O ‘profissional T’ é uma atratividade valiosa, visto com bons olhos dentro das organizações.
Com um perfil equilibrado, o ‘T-Shapped’ tem a possibilidade de aumentar as áreas de trabalho e impulsionar a carreira.
O mercado tem valorizado muito esse tipo de profissional pelas competências e habilidades multidisciplinares que o ajudam a resolver problemas de maneira criativa, entregar resultados e se integrar facilmente a diferentes equipes e projetos.
Antes de tudo, é necessário avaliar alguns pontos como:
O fato é que para ser um bom profissional, seja qual for a sua área, é preciso estar atento (não há espaço para piscar) e buscar novos conhecimentos sempre para o melhor desenvolvimento das habilidades.
Portanto, invista em conhecimento teórico e jamais desperdice oportunidades de aprender com outros colaboradores da empresa. Um ‘Profissional T’ não é o só um profissional do futuro.
É para agora, para hoje!