Com a força que as redes sociais e o marketing digital ganharam na última década, somados a atual a demanda que as empresas têm tido de se posicionar nesse meio, algo que chama atenção é a comunicação puramente especulativa e subestimação da estratégica.
Hoje os consumidores de conteúdo e de produtos e serviços esperam altíssima qualidade de conteúdos para “comprarem a ideia” do produtor daquele conteúdo, seja uma imagem ou marca que esteja fazendo.
Salvo exceções, post e vídeos caseiros, sem edições, sem se preocupar muito com estética e otimização, fotos sem qualidade, perdem espaço para quem faz isso.
Não só isso, mas “a alma do conteúdo”, isto é, o que se posta, o conteúdo bruto em si também é muito importante e precisa de estratégia e profissionalização.
Por conta disso, gostaríamos de trazer neste texto tópicos que te ajudarão a entender o que é comunicar e a importância de uma comunicação estratégica digital bem feita para que haja bons resultados vindos desse meio.
Comunicar x Informar
Algo que para comunicadores formados é claro e que infelizmente para outras pessoas em muitas vezes não, é a diferença entre informar e comunicar.
Informar é algo sem contexto e que muitas vezes não é compreendido ou não tem impacto no ouvinte, já comunicar é quando a informação tem impacto e faz sentido para o ouvinte uma vez que tem um contexto para ele o que lhe permite interagir com aquilo que acabou de receber.
Com isso, o que queremos dizer aqui que praticamente sempre estamos informando algo para as pessoas, mas nem sempre estamos comunicando.
Por conta disso, precisamos admitir que comunicação não é algo simples que se faz de qualquer forma, e sim que é necessário atenção, conhecer o receptor (ouvinte) e que não podemos fazer de qualquer jeito.
Comunicação estratégica x Comunicação especulativa
Outro problema que enfrentamos é comunicação especulativa, puramente empírica, baseada no “feeling” simplesmente.
Não podemos achar que só fazer testes e tentar acertar por “feeling” vai dar certo, como muitas empresas/marcas fazem e até agências de marketing, a comunicação puramente especulativa.
Os testes e insights são muito importantes e essências, porém precisam vir depois e passar pelos filtros dos estudos, análises e estratégia desenvolvida para a comunicação daquela marca.
Mas afinal, quais seriam esses estudos e análises que a comunicação precisa passar? Falaremos mais delas a seguir.
Elementos para montar comunicação estratégica digital
Para montar uma comunicação estratégica e com maior probabilidade de sucesso, indicamos a você que coloque em prática os seguintes elementos:
1) Estudo de Persona
Após pesquisas com pessoas reais dentro das características do público-alvo, você conseguirá ter com maior precisão o conhecimento de hábitos de comportamento, modo de pensar, estilo de vida e mais.
Além disso, você conseguirá visualizar se comunicando com esse perfil ficitício como uma pessoa mesmo, de modo que no momento do planejamento da comunicação a chance de você se colocar no lugar do perfil fictício e conseguir comunicar melhor para ele é muito maior, ou seja, muito mais assertividade na comunicação.
2) Diagnóstico Digital
Fazer uma auto análise de como está a presença da sua marca nas redes sociais é fundamental. Ela te permitirá achar fraquezas, oportunidades, pontos fortes e ameaças dentro deste cenário.
Assim você conseguirá elencar prioridades e definir ajustes e próximos passos
3) Análise de Concorrentes
Analisar concorrentes é um aprendizado muito bom. Por meio desta análise você conseguirá ter uma ideia do que fazer ou do que não fazer.
Se algum deles, teve alguma case de sucesso, procure saber o porquê, o que exatamente foi feito e como você pode implementar algo assim no seu contexto.
Essa análise anda em conjunto com o Diagnóstico Digital.
4) Moodbord
Moodboard, você deve está pensando… o que é isso?
É um layout que juntamos com vários elementos como imagens, paletas de cores, tipografia para textos, emoticons, tamanho e formato de posts, mais algumas palavras-chaves que ajudará e guiará que faz os designs das publicações e também os produtos de conteúdos quando forem montar campanhas, peças publicitárias, posts etc, para que na hora de criar um material que haja coerência com a marca, proposta e com a(s) persona(s).
5) Jornada de Compra
Ter claro quais os passos que o seu possível cliente toma até o momento dele tomar a decisão de compra por você é muito importante.
Por isso que o Inbound Marketing, que busca atrair os interessados e possíveis clientes até a marca, por meio do estudo de persona e análises, levanta uma jornada de como alcançar um visitantes, mostrar que ele tem um problema ou necessidade, como ele consegue solucionar isso e porque seu serviço ou produto é a melhor opção.
Sua comunicação estará na medida em que você tiver ciência disso, adaptada para cada etapa que um futuro cliente estiver.
6) Estudo de Palavra-Chave
Saber o que as pessoas procuram ou querem saber é importante para digital? Muito. Por meio dele, você se coloca o solucionado da necessidade, desejo ou dúvida e essa pessoa pode se tornar seu cliente.
Por isso, aparecer nas pesquisas de busca em palavras-chave para o seu negócio e para o buscador é grande chance construção de relacionamento, relevância e compra.
É por conta de todos esses motivos que cremos que a comunicação precisa ser estratégica e porque quem entende.
O insight e feeling sim são importantes, assim como testes A/B também são, porém não substituem o planejamento e estratégia por trás de cada comunicação!
Valorize a comunicação estratégica, pensada, planejada e qualificada!
Aqui na Código BR, fazemos todos esses estudos para os nossos clientes, pois sabemos o quão importante para nós e cliente ter ciência disso, como eles nos ajudam no momento de planejar e criar e como a chance de assertividade e retorno aumenta muito.
Caso tenha interesse de saber como fazemos esses estudos é só entrar em contato conosco.