A inovação deixou de ser uma habilidade e passou a ser exigência do mercado, principalmente em momentos econômicos como o que vivemos atualmente, no qual a sobrevivência depende de criatividade e da capacidade de se destacar. Agora é a hora de se reinventar!
Com essa mudança o mercado demanda um novo perfil de profissional, que precisa a todo tempo estar conectado à informação, ao mundo, às tecnologias e à inovação.
A Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos está patrocinando a palestra “O Universo Maker e os Fab Labs”, que faz parte da série Good Ideas Connect, e acontecerá no dia 27 de abril, às 18h30.
O encontro oferecerá aos convidados uma palestra com o arquiteto e empreendedor Eduardo Lopes, responsável pela implantação dos 10 Fab Labs que estão sendo criados em São Paulo, além de personalidade já reconhecida por sua participação do programa fantástico, da TV Globo.
O debate da noite será sobre uma nova tendência onde as pessoas se tornam designers de seus próprios objetos e projetos, por meio de ferramentas capazes de empoderar processos criativos. Os Fab Labs são uma espécie de laboratórios de fabricação digital.
Uma dessas ferramentas são as impressoras 3D, que viabilizam a produção de objetos e formas nunca antes pensados. No dia do evento a empresa SKA promoverá um debate sobre a impressão 3D e ainda fará impressões ao vivo de projetos arquitetônicos.
Eduardo Lopes afirma que “em um momento em que a palavra inovação é onipresente e não raro aparece como um antídoto milagroso para estados de crise, minha fala tem como intenção mostrar aos ouvintes, através da exposição de minha história pessoal e da empresa que fundei, quais os estados necessários para que a inovação aconteça. Inovação não é apenas o surgimento espontâneo de uma ideia ou um produto genial, mas sim o fomento de um estado de espírito constantemente inquieto, sempre em busca de novas informações e saberes e da prática de ações diárias, principalmente no trabalho coletivo. No final, o importante é salientar que a inovação é gerada, antes de mais nada, por um processo de busca de satisfação e um alinhamento com seus propósitos pessoais”.
O engenheiro civil e presidente da AEA/SJCampos, incentivador da entrada dos Fab Labs em São José dos Campos, acredita que não existiria melhor lugar para essa iniciativa. “São José dos Campos é a capital da inovação e da tecnologia. Não podemos ficar alienados a um processo tão importante e válido. No que depender da AEA/SJCampos, a cidade será também referência no universo maker”, afirmou.
Eduardo Lopes
Arquiteto e empreendedor digital, em 2013 fundou o garagem Fab Lab, laboratório de fabricação digital pertencente a rede mundial iniciada pelo MIT e que é o primeiro Fab Lab independente do Brasil.
O Universo Maker e os Fab Labs
Dia 27 de abril, às 18h30
Evento fechado para convidados.