A Câmara do Comércio Exterior (Cacomex) do Vale do Paraíba recebeu um público qualificado de empresários e profissionais no dia 11 de maio para a palestra com Carlos Biavaschi Degrazia sobre “Drawback Integrado nas modalidades de isenção e suspensão”.
O palestrante, que é especialista do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), falou para o público no auditório do Parque Tecnológico de São José dos Campos em evento que contou com apoio da ACI de São José dos Campos, da AG Global Consultoria em Comércio Internacional, do Parque Tecnológico e da Movimat, Salão Internacional de Logística Integrada.
Segundo Carlos Degrazia, “o conhecimento do tema é de grande importância para empresas exportadoras e para empresas que pretendem exportar, pois o regime aduaneiro especial de drawback é um relevante instrumento de incentivo às exportações brasileiras”.
Utilizando o regime de drawback as empresas podem reduzir o custo de produção, melhorar o fluxo de caixa e obter a não necessidade de desembolso no pagamento dos impostos/taxas no momento da compra, entre outros benefícios.
De 2013 a 2015, o número total de empresas que utilizaram o drawback nas modalidades suspensão e isenção subiu de 1.996 a 2.020.
Além disso, em 2015, as exportações amparadas pelo drawback suspensão atingiram US$ 48,3 bilhões, o que corresponde a 25,2% do total exportado pelo país no período.
A Cacomex tem uma vasta programação para 2016 de eventos e palestras sobre temas de relevância para as empresas da região. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3904-4015 ou pelo e-mail cacomexvp@cacomexvp.com.br.