Tenho pensado e pesquisado bastante, além de sentir no meu trabalho diário o que as pessoas estão consumindo em conteúdo. E acho que a assessoria de imprensa, assim como a imprensa, está bem viva.
Ambas, até porque uma é consequência da outra, estão em transformação. E o que não está hoje em dia?
A evolução da assessoria de imprensa está na abrangência do papel estratégico do assessor.
Muito mais do que o jornalista que prospecta mídia espontânea, cada vez mais o profissional da área precisa atuar de forma completa, como um agente da marca em diferentes aspectos.
E não somente junto aos veículos de comunicação.
Mas como? Identificando oportunidades de parcerias, aproximando a marca de formadores de opinião e influencers digitais, agregando conteúdo de valor dos clientes em eventos e ações de divulgação… São muitas as formas de fazer isso, que se casam muito bem com a tradicional busca por emplacar uma pauta.
O objetivo não mudou. Ele continua sendo: buscar espaço para os clientes como porta-vozes e autoridades em seus negócios. A forma está se transformando, mas segue o mesmo timbre.
O que não pode é deixar de acompanhar as tendências e os impactos de tantas novas mídias e oportunidades que surgem.
É preciso fazer da assessoria de imprensa mais uma estratégia dentro do mix de marketing, cada dia mais amplo. Ela não pode caminhar sozinha.
O assessor de imprensa deve atuar proativamente, buscar entender o negócio e não somente a pauta, usar dados e metas para definir as ações, descobrir ferramentas digitais para dar amplitude às matérias.
Tem um universo a ser trabalhado. E amanhã, novas ferramentas com certeza vão nascer.
Como sempre, isso não muda, o que vai fazer a diferença são o talento e a iniciativa de cada um para descobrir os melhores caminhos.
Bianca Totti
Diretora da Código BR Comunicação – Especialista em marketing digital, assessoria de imprensa e comunicação