Como parte da comitiva do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, o Eng. Civ. Carlos Vilhena, esteve presente na 10ª Conferência dos Estados Partes da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COSP, na sede da Organização das Nações Unidas – ONU, em Nova York, entre os dias 13 e 15 de junho.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi adotada pela Assembleia Geral da ONU em 13 de dezembro de 2006 e passou a valer em 2008, quando obteve a vigésima ratificação entre os países signatários.
Desde então ela acontece anualmente para a tomada de decisões em favor do cumprimento das metas do tratado. O país-presidente da sessão deste ano foi a Bulgária, com auxílio da vice-presidência composta por Tunísia, Sri Lanka, Equador e Alemanha.
O Confea entende o importante papel que a entidade exerce no que se refere à fiscalização do exercício e das atividades da engenharia com vistas à acessibilidade, e por esta razão se mantem atuante nesta área.
Além do presidente José Tadeu, estiveram na comitiva o conselheiro federal Alessandro Machado; o presidente do Crea-SP, Vinícius Marchese Marineli; o representante do Confea na Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Carlos Eduardo Vilhena; o especialista em acessibilidade Jary de Carvalho e Castro; e a analista Sabrina Borba Sales Carpentier.