Sofisticação, modernidade e toques clássicos. Com essas nuances o arquiteto José Roberto Maia criou o projeto de uma residência em Jacareí-SP numa bem sucedida parceria com a S.C.A. de São José dos Campos. Utilizando uma fachada clássica e projeto moderno em seu interior, o arquiteto buscou a integração dos ambientes que, por serem conjugados, trazem mais praticidade sem perder a elegância.
Após estudos de necessidades e preferências do cliente, coube ao arquiteto interpretar e colocar seu ponto de vista ao projeto. Em conjunto com a S.C.A., foi realizado o planejamento de todo o mobiliário da casa, com destaque para as salas – de estar e home theater –, cozinha, área gourmet e closet.
Com tons escuros, os móveis planejados mostram sofisticação e aconchego em todas as horas do dia e nos mais diversos tipos de recepção. “Com um mobiliário escuro é possível utilizar os ambientes tanto nos períodos diurnos quanto noturnos. Além disso, cores médias e escuras são mais aconchegantes e mais favoráveis à noite”, explicou o arquiteto. Além disso, Maia conta que a utilização de móveis planejados com os mesmos elementos na cozinha e na área gourmet fez com que houvesse uma ligação perfeita entre os dois ambientes. “Escolhi usar os mesmos elementos na área gourmet e na cozinha para serem conjugados e integrados visualmente e sensorialmente”, conta.
O grande destaque do projeto ficou por conta da sala de estar, com a produção de uma lareira aproveitando todo o pé direito em Slimstone, produto exclusivo da S.C.A..
Slimstone é uma solução inovadora, uma revolução no uso do mármore ou granito. Apresenta uma espessura fina, cinco milímetros, beneficiando a pedra natural e trazendo inúmeras possibilidades, uma delas é a versão Lúmen, que permite a passagem da luz, produzindo efeitos diferenciados no ambiente através da retroiluminação.
No projeto de Maia, foram utilizados aproximadamente 6 metros de Slimstone na parte superior da lareira, combinando leveza, resistência e translucidez. Além disso, o material, quando aceso, possui uma percepção sensorial semelhante ao fogo, garantindo ainda mais elegância e toque marcante ao ambiente. “O Slimstone é um material natural. Aproveitei que meu cliente já tinha tido uma identificação com o produto e propus a utilização de forma arrojada. Eu fiquei muito satisfeito, todos se encantaram”, finalizou o arquiteto.