Criar conteúdo que vende não é uma tarefa fácil, a produção de conteúdo para redes sociais vai muito além de posts fofos ou memes engraçados.
Para as empresas que querem utilizar esse canal de comunicação como uma oportunidade de negócio, é preciso considerar uma série de técnicas e ações estratégicas com o objetivo de gerar valor e criar relacionamento com seus potenciais clientes, para então conseguir vender através das redes sociais.
É o que você verá no post de hoje. Então pega a pipoca e confira abaixo todas as dicas que preparamos para você!
Marketing de conteúdo e as redes sociais
Marketing de conteúdo é um método estratégico que se fundamenta em criar conteúdo relevante e personalizado com base no perfil e interesses do público-alvo.
Esse processo consiste em conhecer muito bem seu cliente para que se possa entender quais são as principais dúvidas e necessidades a ponto de encantá-los através do conteúdo.
Com isso, o esforço de venda se torna menor e o interesse do potencial cliente em querer adquirir o seu produto ou serviço aumenta. Já dizia Peter Drucker professor, escritor e consultor de negócios:
“O objetivo do marketing é conhecer e atender ao cliente tão bem que o produto ou serviço se vendam sozinhos”.
A consequência em investir seus esforços na construção de conteúdos que irão solucionar problemas e gerar valor ao invés de apenas querer vender seu produto ou serviço, fará a formação de um público fiel por meio da identificação.
Ou seja, o seu público vai acreditar na sua marca e comprará a sua ideia, produto ou serviço de forma automática, sem que você precisa falar o tempo todo deles!
Como criar conteúdo que vende nas redes sociais
Conheça seu público
O primeiro passo para criar conteúdo relevante e vender nas redes sociais é entender o que funciona melhor para a sua audiência. Para isso, é necessário conhecê-la.
Fazer pesquisas com clientes atuais que a sua empresa já atende, é um ótimo começo para compreender quais as principais características e problemas esse público tem em comum, para assim desenhar uma estratégia capaz de solucionar esses problemas e impactá-los positivamente.
Crie conteúdo de valor
Após conhecer seu público, o segundo passo é criar conteúdos que gerem identificação e agreguem valor na vida dessas pessoas.
Neste momento, o que vale é ajudar por meio do entendimento daquilo que a audiência tem interesse em saber e o compartilhamento desses assuntos.
A dica principal é apostar em conteúdos genuínos e originais, o que vamos ver no próximo tópico.
Seja autêntico
Empresas e marcas que promovem conteúdos autênticos se destacam em meio a um universo extremamente competitivo e se tornam verdadeiras influenciadoras, capazes de criar uma comunidade de seguidores que tenham satisfação em fazer parte daquele ambiente.
A autenticidade traz originalidade, o que torna a marca única. Para que se possa chegar nesse estágio, é preciso seguir um minucioso estudo da marca, compreendendo e criando a sua identidade própria e seu posicionamento.
A partir daí, todos os conteúdos compartilhados devem seguir esse propósito para atingir o público que se deseja e transformar potenciais clientes em verdadeiros defensores e consumidores fiéis de seu produto ou serviço.
Humanize seu conteúdo
Se a sua empresa fosse uma pessoa, quem ela seria? Como ela iria se comunicar? Qual tom de voz ela usaria?
Humanizar significa trazer personalidade e valores humanos à sua marca a ponto de gerar conexão, empatia e mexer com as emoções, sentimentos e sensações das pessoas. Com isso, é quase improvável não conseguir vender!
Pessoas gostam de se conectar com pessoas, por isso trazer a personalidade da sua marca nos conteúdos, mostrará que ela se preocupa com o mundo ao seu redor e a venda se tornará uma consequência de todas essas ações.
Quer vender através dos conteúdos nas redes sociais? Então conte com a nossa ajuda. Entre em contato e saiba mais!