2019 foi, sem dúvida, o ano do Instagram e de muitas transformações nas redes sociais. Você conseguiu acompanhar? O fato é que 66% da população brasileira é usuária das mídias sociais.
Essa porcentagem representa mais de 140 milhões de usuários ativos, segundo o relatório Digital in 2019, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite.
E não é só isso. O Brasil foi um dos países com maior número de usuários nas redes, com mais de 10 milhões de novos usuários.
Mas as mídias sociais também sofreram mudanças em 2019 quando os likes deixaram de ter tanta relevância no Instagram.
Por exemplo, o número de curtidas de uma foto ou vídeo foi “escondido” com o objetivo de que os usuários possam focar mais no conteúdo em si do que nos números de likes recebidos.
De acordo com a plataforma, esse movimento não foi pensado apenas na experiência do usuário, mas também em prol de formas de anúncio.
Para 2020, a tendência é de que os conteúdos temporários ganhem ainda mais relevância, como a função Stories do Instagram e o Status do WhatsApp, exemplos de conteúdos já muito usados pelos usuários e que tendem a fazer mais sucesso nessas plataformas nos próximos anos.
Só para você ter uma ideia, o número de usuários ativos diariamente no Stories do Instagram dobrou de 250 milhões para 500 milhões entre junho de 2017 e janeiro de 2019.
Para o diretor de produtos do Facebook, Chris Cox, o modelo de Stories deve superar os feeds das redes sociais como a principal forma de compartilhamento de conteúdo.
E é por estar presente na vida de grande parte das pessoas ao redor do planeta que as redes sociais são hoje um importante acessório para comunicação, informação, relacionamentos e para o Marketing Digital, é claro.
Ficar por dentro das principais tendências de redes sociais permite que você tenha um maior conhecimento sobre o que oferecer exatamente.
Seja para implementar na sua estratégia de Marketing de Conteúdo, seja para fazer campanhas de links patrocinados ainda mais eficientes.
Saber aproveitar ao máximo as ações e estratégias que as redes sociais oferecem é fundamental, afinal, 96,2% das empresas utilizam esses canais, de acordo com informações do Social Media Trends 2019.
Desse número, mais de 62% já consideram as mídias sociais peças relevantes para as suas estratégias. Portanto, conhecer e saber quais são as principais tendências é uma forma de se diferenciar.
Já a experiência do usuário deve ser o foco de qualquer empresa que queira se destacar no mercado. E as redes sociais estão aí para facilitar esse serviço. Oferecer serviços extras pode ser um excelente diferencial.
Mas você sabe quem são os queridinhos dos brasileiros na internet? Veja as 5 redes sociais mais usadas no país em ordem crescente:
Em primeiro lugar aparece o YouTube com um crescimento de mais de 58% de usuários no Brasil nos últimos anos. A plataforma é a maior rede no Brasil e a segunda no mundo. Hoje, o canal é usado para assistir programas, escutar músicas, ver jogos, acompanhar os youtubers e, claro, fazer marketing.
Logo abaixo aparece o Facebook com mais de 2 bilhões de usuários, considerado o mais popular do mundo. O Brasil é o terceiro país mais ativo no Facebook, perdendo apenas para os EUA e a Índia.
Depois, aparece o WhatsApp como uma das mais populares redes sociais no país. A plataforma conta com 89% dos respondentes brasileiros presentes.
Essa rede social deixou usada apenas para conversar com amigos e família e se tornou um dos principais aplicativos de mensagem e comunicação no planeta, com 1,5 bilhões de usuários.
E com o recente anúncio do WhatsApp Business, novas possibilidades para empresas serão oferecidas. E nós, da Código BR, estamos atentos a todas as mudanças para oferecer o melhor para a sua marca.
Já o queridinho do momento, o Instagram obteve o maior índice de engajamento entre as redes sociais em 2019, com 69 milhões de usuários no país.
Segundo a pesquisa Social Media Trends 2018, 47,1% dos respondentes declararam que a plataforma é sua rede social preferida, deixando todas as outras para trás, até mesmo o Facebook, que ficou com 29,6% dos votos.
Inovando nos formatos de conteúdos e anúncios, a rede tem apresentado uma adesão cada vez maior das empresas no Brasil, com um crescimento de 16,9% entre 2017 e 2018, sendo o maior crescimento observado no relatório da Social Media Trends 2018.
De carona no sucesso do Facebook, o Messenger tem mais de 1,2 bilhões de usuários, equiparando-se ao WhatsApp. Porém, o aplicativo só deslanchou quando o Facebook mobile passou a exigir o download do Messenger para usar o chat.
Tudo isso mostra a importância de investir e explorar ao máximo as redes sociais para resultados satisfatórios que levem ao sucesso. É preciso muita organização para assegurar que as suas ações serão, de fato, eficientes.
E que tal contar com a Código BR para divulgar e ajudar a sua empresa de maneira eficiente a promover um maior engajamento e alcançar o sucesso desejado? Contamos com uma equipe preparada, atualizada e antenada.
Vem com a gente e prepare-se para um ano de mais transformações!
Vivian Zwaricz – Produtora de conteúdo
1 Comments
Concordo.
O stream, live e story é a febre do momento.
O Tiktok é a prova disso. Acho que 2020 será o ano desse aplicativo junto com o crescimento grnade do Instagram, principalmente em tempo de quarentena.