No final de 2015, período entre o Natal e o Ano Novo, a segurança dos condomínios chamou a atenção de todos em razão de diversos casos de assaltos relatados. Pelo menos cinco condomínios tiveram ocorrências.
Ao longo do ano, a Regional do Secovi na RM do Vale não só orienta síndicos e administradoras de condomínios por meio de materiais didáticos e atendimento na sede da Regional, como também oferece cursos e palestras que também envolvem o tema com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e esfera jurídica.
Segundo informações disponibilizadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo – 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior “General Salgado” em palestras já ministradas, os principais gargalos de segurança em condomínios são ocasionados por falha humana, seja relacionada aos vigias e seguranças, ou aos próprios moradores, que acabam oferecendo uma oportunidade aos bandidos.
O Diretor Regional, Frederico Marcondes César, afirma que é importante a existência dentro dos condomínios de uma cúpula de segurança, responsável por repensar a cada reunião quais são os pontos falhos do edifício.
“A parte mais difícil é conscientizar os moradores e treinar os funcionários, já que os equipamentos eletrônicos são apenas ferramentas de suporte. Além disso, é importante que os furtos dentro dos locais residenciais sejam sempre registrados para que a polícia possa fazer um melhor patrulhamento nas regiões mais perigosas”, orienta.
Para os moradores pode existir um conflito entre segurança e liberdade, uma vez que maior segurança significa também mais burocracia e aqueles que não se adaptam prejudicam os demais e devem ser penalizados, de acordo com a convenção do condomínio.