Já chegamos na reta final de 2021 e planejar para o próximo ano já se torna necessário. Pensando nisso, trouxemos 9 tendências para o marketing digital em 2022.
Mas, antes de começarmos a te passar as informações, é importante entender um pouco mais sobre o contexto do digital neste período de pandemia 2020 e 2021.
Nestes dois anos, o digital consolidou-se de vez, ganhando adeptos até dos mais resistentes. Com isso, a busca pela corrida dos diferenciais, excelência e inovação tem acelerado a produção ou estimulado o surgimento de novas tendências e novos recursos neste meio, além de consolidar algumas outras tendências.
Para te ajudar a entender o movimento do social e buscar compreender melhor os próximos passos do digital, convidamos a observar os conteúdos do ano passado e retrasado que abordavam tendências do ano seguinte e, junto com esse texto, analisar a jornada que o digital se encontra.
Confira abaixo as 9 tendências para o marketing digital em 2022:
1 – Marketing Interativo
Esse tipo de marketing vem ganhando cada vez mais presença e força nas redes sociais e já se coloca como uma tendência para 2022.
Ele nada mais é do que a contribuição dos usuários e seguidores no desenvolvimento, interação e construção dos conteúdos.
Sim, eles deixam de serem apenas consumidores e se tornam colaboradores e influenciadores dos próximos conteúdos.
Um exemplo é o que a Amazon fez quando pediu para o cliente colocar os tipos de livros preferidos. No retorno desse cliente à plataforma, a Amazon já indicava livros que se encaixavam no perfil das escolhas anteriores.
As interações nos stories (enquetes, testes, caixa de pergunta, barrinha) e comentários do Instagram também são um exemplo claro disso.
Aposte nele para melhorar o relacionamento e comunicação com possíveis clientes.
2 – Digital Influencers ou Marketing de Influência
Sim, os digitais influenciadores ou digital influencers vieram para ficar e continuam em alta para 2022.
Segundo o ‘Manifesto do Influencer do Marketing’, 82% das pessoas preferem ou dão mais credibilidade para influenciadores digitais do que as personalidades da televisão ou pessoas famosas.
Por isso, se sua marca ainda não faz esse tipo de trabalho, aconselhamos fortemente em 2022 um investimento e foco neste tipo de parceria, pois quando bem feito, traz muito retorno.
3 – Tik Tok
A plataforma de entretenimento digital, como eles mesmos se intitulam, já ganhou o coração dos brasileiros e continua sendo mais uma tendência que promete movimentar bastante o digital no ano que vem.
Os representantes do aplicativo então aparecendo em eventos de comunicação e mostrando como as empresas podem se posicionar e utilizar dessa plataforma.
Algo que atrai muito no Tik Tok é seu algoritmo que ajuda contas que não possuem muitas pessoas seguindo e terem grandes alcances de visualizações, ou seja, a chance de viralizar um conteúdo ou impactar um maior público é muito maior.
Alguns cases de empresas já têm sido colecionados em 2021 e no ano que vem devem ser ainda mais explorado por pessoas e empresas.
Fique atento às oportunidades desta plataforma, pois não é só dancinha que tem não.
4 – Multicanais
Sim, hoje sua marca precisa estar presente nos multicanais para você impactar, alcançar e vender mais.
Cada um com sua linguagem e forma de impactar e comunicar com o cliente. Estudos e análises têm mostrado a diferença que faz quando uma marca se apropria dos multicanais digitais em comparação com uma que foca em uma ou algumas só.
5 – Chatbots
Velocidade, dinamismo e pronto atendimento: esse é um dos motivos pelos quais os relacionamentos por mensagens com empresas têm sido feitopor robôs cada vez mais programados para atendimentos mais específicos de modo a facilitar e garantir que o cliente seja atendido com eficiência e qualidade no menor tempo possível.
Você já viu e continuará vendo mais conversas por chat através de robôs. Analise bem se é possível para sua empresa.
6 – Inteligência Artificial
Aproveitando o gancho já de um exemplo acima da presença da inteligência artificial, esta é mais uma tendência real e vem forte para o próximo ano.
Plataforma que escreve posts para você baseado em palavras-chaves, chatbot e personagens robôs de empresas como Magazine Luiza e bancos são apenas alguns dos exemplos que já estão sendo usados no mercado com a força do artificial no lugar da mão de obra manual.
7 – Pesquisa por voz
Facilidade, velocidade e dinamismo e multitarefas são alguns dos principais motivos pelo qual a pesquisa de voz tem crescido e ganhado cada vez mais adeptos.
Siri, Hey Google, Alexa são exemplos já de uma realidade tanto para o digital quanto no cotidiano do poder e presença dos comandos e pesquisa por voz.
E a tendência é que continue.
8 – Social Selling ou vendas pelas redes sociais
Você tem percebido que as redes sociais têm desenvolvido e melhorado a cada dia as funções de vendas em seus apps? Isso acontece porque a venda através desta plataforma é algo que tem ganhado mais força, principalmente para marcas menores que ainda não possuem um site e querem vender produtos online.
9 – Marketing de vídeo
Sim, o marketing de conteúdo ainda está vivo, mas o marketing de vídeo já está se juntando ao marketing de conteúdo em nível de presença, uso e relevância e, ao que tudo indica, deve até passar.
As redes sociais já possuem grandes alcances e muito mais formas de conteúdo em vídeo do que em texto e foto.
Para várias pesquisas feitas no Google, os vídeos são mostrados logo no topo como resultados.
O Youtube cada vez mais tem sido um lugar para pesquisa, propaganda e marketing.
Sim, o vídeo já está tomando conta de tudo e, além de ser o presente, é o futuro do marketing.
O que achou das tendências de marketing para 2022?
Você concorda com essas tendências? Já utiliza para sua empresa a maior parte delas? Acha que faltou escrevermos alguma? Se sim, escreva aqui nos comentários.