A produção de conteúdo para web tem tudo a ver com o algoritmo SEO do Google. Afinal, o ranqueamento de páginas nos resultados de buscas é definido por ele.
Entre os buscadores existentes, o Google é o mais popular: são bilhões de buscas feitas diariamente. Com um volume tão alto de pesquisas, é natural que a plataforma use estratégias para ordenar os resultados.
Uma das bases do Marketing Digital é conseguir visibilidade e relevância através de conteúdo de valor. Para isso, é preciso conhecer os algoritmos e as regras de SEO para atuar nessa área.
Leia o texto a seguir para entender como os algoritmos do Google funcionam, a relação deles com o SEO, os principais fatores de ranqueamento e as estratégias adequadas para se destacar.
Como os algoritmos SEO do Google funcionam?
O algoritmo consiste em uma série de operações responsáveis por classificar as páginas de resultados de pesquisa.
Ele faz isso analisando vários critérios de seleção focados nos fatores de ranqueamento para fornecer exatamente o que as pessoas estão procurando.
Nos primórdios da internet, os motores de busca tinham limitações tecnológicas que permitiam conteúdos artificiais nas primeiras posições.
Com algoritmos aprimorados e atualizações periódicas, os resultados se tornaram muito mais personalizados e eficientes.
Hoje em dia, os algoritmos SEO do Google funcionam em quatro etapas:
- Rastreamento;
- Indexação;
- Ranqueamento;
- Respostas úteis.
O rastreamento é o estágio em que os algoritmos saem em busca de novas páginas para catalogá-las no banco de dados do Google.
A indexação é o momento em que o conteúdo das páginas é organizado. Isso é feito para facilitar a experiência do usuário, apresentando páginas que mais se adequem à pesquisa realizada.
O ranqueamento é o modo como o algoritmo de SEO do Google ordena cada resultado. Quanto mais próximo do começo da página, mais relevante é o conteúdo.
As respostas úteis foram incluídas recentemente. São abas que respondem às dúvidas dos usuários sem que eles precisem clicar em algum resultado. Formatos como anunciar no Google Ads também devem seguir essas diretrizes.
Quais são os fatores de rankeamento do Google?
Confira agora os principais fatores que os algoritmos levam em consideração na hora de ranquear as páginas.
Domínio
O histórico do domínio é um fator de ranqueamento relevante. A quantidade de resultados e ranqueamento negativo são exemplos do que se analisa, bem como o poder e facilidade da URL, e permanência dos usuários na página.
Página
A velocidade de carregamento da página afeta diretamente os resultados. Links quebrados causam frustração na experiência do usuário, fazendo com que o Google diminua o posicionamento de algumas páginas.
Conteúdo
A presença de palavras-chave é essencial para atender aos fatores de ranqueamento. O conteúdo longo tende a ter mais profundidade e gerar mais valor ao leitor.
É importante destacar que o conteúdo deve ser totalmente original.
Usabilidade
Um site funcional tem uma classificação melhor. Páginas com muitos recursos tornam o site pesado e proporcionam uma experiência ruim.
Investir na arquitetura do site é fundamental porque o Google precisa entender as páginas e indexá-las corretamente.
Tráfego
A taxa de rejeição é medida pela quantidade de usuários que visitam links e saem deles sem interagir.
O tempo de permanência também é um indicador de relevância. Quanto mais visitantes retornarem ao seu site, melhores serão os resultados e o posicionamento.
O que fazer para ser relevante no Google?
Agora que você conhece os detalhes dos algoritmos do Google e dos fatores de ranqueamento, saiba o que fazer com os algoritmos SEO para ranquear páginas e anúncios.
Use palavras-chave
Palavras-chave são os termos mais pesquisados no Google. O conteúdo precisa delas para ser bem posicionado.
As palavras-chave devem estar no título, legendas e URL. Até mesmo nas peças publicitárias virtuais – veja como funciona o Facebook Ads, por exemplo.
Tente escolher palavras mais específicas para atingir um público mais segmentado.
Produza conteúdo de qualidade
A otimização do conteúdo digital não se limita ao lado técnico. O mais importante é que seja relevante.
O link relevante é aquele que resolve o problema, tira dúvidas e traz novas informações para o público.
Conteúdo como esse incentiva as pessoas a conhecer a marca e, finalmente, fazer negócios com ela.
Aplique links internos
Uma forma de converter leads é mantê-los navegando por tempo suficiente em seu site.
Uma estratégia bastante interessante para isso é usar links internos, que são são links para artigos mais antigos que podem ser incluídos no conteúdo textual agregando mais valor ao material e fazendo com que o usuário permaneça no site.
Ou seja, são importantes para fornecer dados adicionais ao assunto que está sendo tratado.
Faça link building
Links externos também são muito importantes para determinar a relevância de uma página.
Ser validado em domínios de parceiros é uma das maiores provas da qualidade do seu trabalho.
Por isso, conecte-se com empresas semelhantes à sua ou que sejam de segmentos complementares, discuta maneiras de promover uns aos outros e invista na construção de uma reputação online.
Lembre-se de que poucos links de autoridade forte serão muito mais benéficos para o ranqueamento do que muitos links de baixa qualidade.
Ao criar parcerias, procure marcas com personalidades parecidas com a sua. Assim, as campanhas de Instagram Ads e outras estratégias semelhantes serão beneficiadas.