Você sabe como provocar uma resposta imediata, encorajar uma venda ou o download de um material promocional, por exemplo? Vamos conhecer melhor essa ferramenta muito interessante.
O Call to Action ou CTA nada mais é do que uma mensagem construída em sites, artigos e peças de publicidade que serve como motivação para o público interagir com a sua estratégia.
Pare e pense nas vezes em que você se inscreveu em alguma coisa na vida. Por exemplo, já baixou o Dropbox, Spotify? Provavelmente, cada inscrição que você fez foi o resultado de um Call to Action. CTAs estratégicos conseguem guiar os seus visitantes para cumprir o objetivo pelo qual foi criado.
Diante disso, se o texto ou o design dos CTAs em que você clicou não fossem tão eloquentes, tudo indica que você talvez não tivesse clicado ou assinado tais serviços.
O fato é que quando se trata de Marketing Digital, os Call to Action são maneiras de aproveitar oportunidades.
Se você tem um público cativo no seu site, mídias sociais ou mesmo campanhas de e-mail, instruí-los sobre o que fazer a seguir é essencial para garantir audiência e rankeamento.
Um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é manter seus leads bem nutridos com informações úteis e relevantes em todas as etapas do funil de vendas.
Um material rico em conteúdo faz toda a diferença e ajuda a agregar valor ao seu produto, além de ser um convite para que o lead avance até tomar a decisão de compra.
Mas, em Marketing Digital é preciso mais que produzir conteúdo. É necessário pensar em um CTA atrativo e que desperte o desejo do lead em obter aquele conhecimento/produto naquele momento.
O CTA serve também para você oferecer aos seus clientes um pouco mais de informação para que fiquem preparados para comprar algo.
Geralmente, um Call to Action é um link ou um botão, com uma cor de destaque, e explora termos no imperativo como “acesse” e clique”.
Veja algumas ações que um público pode ser chamado a realizar:
Diante disso, profissionais de marketing estão a todo momento criando maneiras criativas específicas para gerar leads.
CTAs de sucesso ficam divididos em 3 categorias:
– Simples e eficazes;
– Frases boas;
– Têm vários botões em uma página.
É preciso cuidado para que o Call to Action não seja interpretado como um mero botão colorido, perdido no conteúdo do e-mail ou da página, sem qualquer atrativo para o Lead.
Ele deve ser o ponto culminante da sua estratégia. E dentro desse plano de marketing, é possível incluir em um CTA:
Dentro de uma campanha de marketing, de comunicação, o céu é o limite. E o sucesso de tudo isso vai depender da criatividade do profissional escolhido para fazer o trabalho.
Hoje, onde as pessoas esperam agilidade e eficiência em tudo em razão da correria do dia-a-dia, é importante ir direto ao que importa.
O Call to Action veio para complementar a estratégia, tornando a experiência do leitor e futuro Lead em um momento prazeroso, como Test Drive, por exemplo, onde a proposta desse CTA é converter Leads em oportunidades.
Pare e preste atenção como somos impactados por diferentes chamadas em inúmeros ambientes diariamente. Veja alguns exemplos:
– Empurre;
– Aberto;
– Entre, ar-condicionado;
– Sorria, você está sendo filmado;
– Ou até mesmo a luz em um semáforo.
Essas sinalizações existem para indicar o que devemos fazer naquele contexto ou como interagir. E, claro, no meio online não podia ser diferente.
São várias ações que desejamos que sejam feitas, bem como um cadastro para receber newsletter, preencher um formulário, fazer download, acessar um link de um post no blog, como esse, por exemplo.
Na prática, é fundamental reconhecer que cada tipo de negócio tem suas peculiaridades e necessidades específicas e que todos querem que os usuários compreendam quais são elas e realizem essas ações.
Por isso, o papel do Call to Action é servir de ponte para essa ação e indicar o próximo passo que sua empresa quer que um visitante realize de forma segura. Portanto, o site deve estar preparado para atingir os objetivos específicos de cada passo.
Um CTA jamais deve vir sozinho, sem contexto. Os elementos da página devem “falar” a mesma língua. O ideal é que todas as páginas contenham um Call to Action, indicando/sinalizando o próximo passo a ser dado.
Ah, não limite o Call to Action somente ao site. Ele também pode estar presente nos PDFs da empresa, em campanhas de E-mail Marketing, nas mídias sociais, em vídeos, materiais impressos e onde mais for possível comunicar.
Se houver sintonia entre o CTA e o restante da página, pronto. Haverá sucesso porque ambos vão funcionar bem. E é isso o que buscamos quando pesquisamos algo, não é mesmo?
Mas lembre-se: você não pode sair pela web criando botões coloridos com frases como “Clique Aqui” para incentivar o visitante ou Lead a ir para qualquer lugar.
Para atrair as pessoas certas, na busca de resultados, existem elementos importantes que precisam ser incluídos em um CTA.
E nós, Agência de Marketing Digital – Código BR, podemos fazer isso pela sua empresa. Vem com a gente e surpreenda-se!
1 Comments
Realmente um bom call to action faz toda a diferença para criar a interação com alguém.
Muito dinâmico o conteúdo e bom para ler.
Ótimo trabalho Código BR.