Um dos grandes enganos cometidos por muitos profissionais do mercado é o de acreditar que é preciso escolher um ou outro canal para se comunicar. De maneira equivocada, entendem que, para obter bons resultados, é preciso legitimar uma estratégia e anular todas as outras. Ao contrário, quando se fala em marketing digital, é necessário que se tenha uma mente bastante aberta e perspicaz, capaz de identificar oportunidades em diferentes modalidades.
No caso do SEO – Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) – e das redes sociais, a lógica de complementaridade deve reger o planejamento. Obviamente, há, para cada tipo de estratégia, enfoques e táticas que merecem mais ou menos atenção. No entanto, uma coisa é certa: a autoridade digital só é conquistada mediante a presença digital. Logo, seria um erro de percurso grave não considerar a necessidade de se fazer presente em diferentes locais do digital.
De maneira geral, SEO e redes sociais possuem uma lógica distinta, pois respondem a critérios diferentes do ponto de vista de produção e veiculação. Por isso, vamos explicitar, primeiramente, em linhas gerais, o modus operandi de um e de outro. Em seguida, nos esforçaremos para demonstrar o modo como podem (e devem ser) estratégias complementares para as empresas.
Dentro de um planejamento de marketing digital empenhado em gerar reputação e visibilidade a determinada empresa, algo não pode ficar de fora: SEO. No interior da estruturação de sua estratégia, estão inseridas questões centrais ao negócio, tais como:
E esses são apenas alguns dos elementos constitutivos do conjunto de coisas que o SEO dá conta. De forma prática, ele é executado através de um levantamento assertivo de palavras-chave para os negócios, organização do site com vista a uma boa usabilidade etc.. A lista para frisar os elementos que contribuem para uma estratégia efetiva é imensa.
De maneira geral, o SEO importa, sobretudo, para que as empresas criem uma boa reputação digital, de modo que transformem-se em verdadeiras referências em seu segmento. Para isso, a chave está na produção regular e assertiva de conteúdos relevantes ao público das empresas, além da atenção às boas práticas recomendadas pelo próprio Google. Dentre elas, destacam-se:
Ao se pensar em uma estratégia de SEO, portanto, é necessário que haja uma equipe interdisciplinar envolvida. Isso se dá por conta da necessidade de certos conhecimentos mais técnicos, que envolvem, inclusive, aspectos de programação. Com esse passo bem estruturado, uma série de outras conquistas vão se sucedendo no âmbito digital para as empresas.
De maneira mais óbvia do que a estratégia de SEO, a de redes sociais parece estar mais disponível aos olhos. Em geral, as pessoas têm desenvolvido uma tendência de procurar pelos perfis de empresas nas redes, a fim de confirmar sua autoridade e qualidade.
Embora possua uma finalidade distinta daquela que se observa, por exemplo, quando se faz uma busca por algo no Google, as redes sociais atuam como um canal importante de legitimação das marcas. Dessa forma, estruturar uma estratégia nesses lugares consiste em se fazer presente, aproveitando todo o potencial de visibilidade e alcance que esses canais oferecem.
Uma vez reconhecidas a importância do SEO e a importância das redes sociais, se pôde perceber que, apesar de diferentes, possuem pontos em comum. O principal deles é o objetivo de construir um espaço de reconhecimento e autoridade para as empresas.
Ainda que através de caminhos distintos, ambas as estratégias devem coexistir em um planejamento de marketing digital efetivo. Em linhas gerais, o SEO tem como foco a construção de um ambiente próprio dos negócios, o seu site, de maneira otimizada e qualificada para ser encontrado no Google. No caso das redes sociais, o seu papel está mais relacionado à possibilidade de impactar diferentes públicos, sendo um local para compartilhamento do dia a dia e de mobilização de temas importantes, de maneira mais lúdica.
Uma forma bastante eficaz de combinar SEO e redes sociais é criando sinergia no seu planejamento editorial, de modo a aproveitar as duas estratégias para produzir e amplificar conteúdos. No caso do SEO, com uma estrutura de blog robusta, pode-se criar conteúdos mais longos e ricos, que, com as redes sociais, podem ser divulgados e viralizados.
Dessa maneira, um dos grandes segredos por trás de estratégias de marketing eficazes é justamente a capacidade de usar as diversas ferramentas que se tem à disposição. Com os objetivos do negócio bem estabelecidos, uma equipe de marketing empenhada possui um universo de possibilidades à sua frente. Para tanto, pode – e deve – utilizar tanto do conhecimento mais técnico proporcionado pelo SEO como o potencial intrínseco das redes sociais.
E lembre-se: para que quaisquer ações de marketing sejam bem-sucedidas, é preciso que especialistas e gestores estejam sintonizados. Ainda que muitas equipes trabalhem de maneira dissociada, com o marketing, essa dinâmica não funciona. Portanto, certificar-se de ter pessoas engajadas no projeto é o primeiro passo essencial para que o planejamento tenha bons resultados.