Para realizar o sonho de criar uma marca sem fronteiras, os empresários Daniel Somaio e Herbert Reichel uniram forças, experiências e talento com a criação da marca Macchina Lab, empresa de vestuário urbanwear.
Estimulados por uma cultura livre e muitas viagens pelo mundo, Daniel e Herbert criaram a Macchina Lab para expressar aquilo que os dois sócios já vivenciaram, além de artistas admirados, esportes e novas experiências.
“Carregamos o conceito de que somos cidadãos do mundo e a Macchina Lab traz em seu cerne esse mesmo conceito. Nosso público é composto por pessoas que trabalham, mas que nos tempos livres e finais de semana querem sair da rotina e buscar coisas diferentes, experiências, deixando as pressões de contas a pagar e responsabilidades para trás, mesmo que conceitualmente.
Essas pessoas buscam um produto de qualidade e que carregue um estilo de vida e não somente status”, conta Daniel.
Inspirados – Tanto Daniel como Herbert trouxe ao negócio todo o know-how profissional e pessoal, que foram essenciais para conceituar a marca.
Daniel Somaio, 44 anos, é administrador de empresa especialista em marketing estratégico e finanças. Ele já atuou com marcas internacionais como Levi’s, Walmart e Nike, como fornecedor na América Latina, e sempre teve vontade de ter uma marca que refletisse seu estilo de vida, gostos e hobbies, de forma adaptada ao mercado brasileiro.
Já Herbert, 48 anos, conta com experiência no mercado de varejo, inclusive com a criação de outras marcas, e foi proprietário de uma agência de viagens, período em que também desfrutou de experiências únicas como uma escalada no Nepal e Islândia.
E-commerce – A criação da marca, desde a conceituação até a operacionalização, levou cerca de um ano e meio a dois anos.
O diferencial é que ela nasceu exclusivamente para o e-commerce em todo o território brasileiro, para depois ganhar espaço com lojas físicas. “A Macchina Lab nasceu com essa inspiração da globalização e num segundo momento decidimos expandir para o canal de vendas do varejo na região mais próxima de onde estamos, o Vale do Paraíba. Essa necessidade surgiu em razão da excelente aceitação do público com a marca, com um ótimo recall de compras”, conta o empresário.
Completando em abril de 2018 um ano de existência, a Macchina Lab tem como principais motivos de sucesso, segundo Daniel, o planejamento e o constante contato com os clientes.
“Planejamos nosso negócio até 2020, quanto a investimentos, recursos e perspectivas de crescimento. E este ano realizaremos um evento em comemoração ao aniversário de mercado e lançamento de novos produtos. Usamos nossos eventos para divulgar a marca e também como um canal de comunicação direto com nossos clientes”.
Processo criativo das peças – O processo criativo da Macchina Lab parte de um estudo de tendências chamado coolhunting, que é adaptado ao mercado que querem atingir, assim como à linguagem da Macchina Lab.
“Somos também constantemente influenciados pela figura da caveira, que está muito relacionada à moto e arte, principalmente nas tatuagens. Entendemos que se as pessoas gostam dessa arte na pele delas, também gostam nas peças que usam”, afirma Daniel.
Tecnologia Digital – Os produtos da Macchina Lab contam com métodos de impressão digital, que apresentam uma série de vantagens em termos de conforto, além das estampas a laser e silk toque zero. Os empresários contam que a escolha do tipo de produção está relacionada ao tipo de produtos que serão comercializados.
A empresa possui uma cadeia de fornecimento de confecção, tanto na impressão como na costura. “Somos responsáveis pela modelagem, de como vai ficar a peça, e distribuímos isso dentro de uma cadeia que conta hoje com mais de 15 empresas para o fornecimento de diferentes tipos de tecidos e confecção. Conseguimos incorporar nossa marca em nossos parceiros. Nossos fornecedores entendem o conceito e sabem a qualidade que exigimos, muitas vezes nos ajudando a aprimorar os produtos”, pontua o empresário.
Crescimento de mercado – Nas redes sociais a marca cresce constantemente conquistando fãs e mercados internacionais. Atualmente, é possível encontrar selfies e publicações de clientes citando a marca na África do Sul, Las Vegas, Berlim, Barcelona, Itália, dentre outros. Além disso, a marca recebe contato de empresas fora do Brasil para oferecer parcerias e comercializar os produtos lá fora.
“Nós somos estimulados pelo mercado. Todos os lugares que vendemos temos um bom recall da marca e a internet também nos dá um ótimo retorno, com bom engajamento. Temos uma ótima expectativa de crescimento e consolidação. O segredo é estarmos sempre nos ajustando ao mercado, principalmente ao brasileiro que enfrenta uma crise política com estagnação econômica”, conta Daniel.
Ele acredita que as empresas devem traçar estratégias e se adaptar rapidamente ao cenário atual, sempre com uma estratégia a longo prazo, mas adaptações a curto prazo. “Traçamos um objetivo a longo prazo, mas o faturamento mensal também é decisivo para o equilíbrio da empresa, crescimento, geração de empregos e para manter o pagamento dos fornecedores em dia”, finaliza.
Co-criação – A Macchina Lab nasceu nas nuvens e utiliza essa ferramenta como co-criadora. Antes mesmo de lançarem novos produtos no mercado, eles são disponibilizados na rede para que a marca possa conversar com o público, entender o que precisa e até conhecer a aceitação do mesmo. O “digital” faz parte da estratégia da empresa, além de ser uma importante ferramenta de mensuração de resultados.
Num processo coletivo, que vai muito além da venda, os clientes acompanham o trabalho da marca.