Você já ouviu falar no termo SEO? Provavelmente, sim. Com o crescimento do marketing digital no mercado, o SEO entrou nesta onda também e, por isso, a procura e demanda pelos serviços e por profissionais da área têm aumentado. Isso acontece porque SEO e Marketing Digital caminham juntos.
Então, se você tem um negócio/empresa ou trabalha em algum lugar que gostaria de crescer em e-commerce, buscas no Google e/ou encontrar novos clientes por meio da internet, o conselho é ler este conteúdo que com certeza será de grande interesse e relevância.
A seguir você verá:
1- O que significa SEO?
2- Por que você precisa dele?
3- Os 3 pilares do SEO
A palavra SEO trata-se de uma sigla cujo significado é otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization), ou seja, uma série de técnicas de otimização para blogs, páginas na web e sites com o intuito de melhorar os rankings orgânicos, tráfegos e autoridades deles.
Um SEO completo e com mais chances de gerar sucesso é composto por três pilares (SEO On page, Produção de Conteúdo e Link Building) que atuam de forma interdependente e são a base das muitas ações que partem deles.
Abaixo falaremos um pouco melhor sobre cada um desses 3 pilares. Agora, saiba a importância do SEO e por que você ou a sua empresa precisam dele.
Para começar essa parte e mostrar a importância e relevância do SEO para qualquer site, blog ou página web, daremos o exemplo de uma pesquisa de tênis no site mais famoso de pesquisas no mundo, o Google.
Quando você faz uma pesquisa para procurar tênis para comprar ou encontrar o modelo desejado, provavelmente você e a maioria das pessoas que conhece clicarão ou já clicaram no(s) primeiro(s) site(s) dentre o que apareceu ali de forma orgânica ou natural, sem estar escrito “Anúncio”, certo?
Então, com esse simples exemplo é possível entender que procurar informações, sites, produtos ou serviços tem se tornado algo cada vez mais comum e frequente ano após ano, devido ao maior uso, tanto em pessoas como em tempo na internet por mais gente no mundo.
E, claro, da “sacada” de muitos sites e apps que estimulam esse comportamento.
Para você não achar que é achismo, um estudo mostra que o brasileiro é o segundo no mundo que mais passa tempo na internet e com isso muitas das buscas por novos serviços e produtos também começam pelo mundo online.
Quem confirma isso é o BigData Corp e Paypal que por meio do estudo Perfil do E-commerce Brasileiro, mostra que o e-commerce no Brasil cresceu cerca de 40% depois de 2 anos com crescimento moderado.
A partir disso, fica claro deduzir que ser encontrado no Google, ter acesso/tráfego no site e/ou ser conhecido é uma ótima forma de conseguir mais leads, clientes e parcerias, resultando assim em crescimento do negócio.
Mas, afinal, você pode estar se perguntando, como funciona o SEO e seus 3 pilares?
Falaremos deles agora, acompanhe aqui.
Como dito antes, os três pilares de um bom SEO são: SEO On page, Produção de Conteúdo e Link Building. Saiba mais sobre cada um deles:
Trata-se de várias otimizações dentro dos sites, blogs e páginas da web que são bem vistas pelo Google e ao mesmo tempo deixam o site “melhor” ou SEO friendly.
Dentre essas otimizações, temos: títulos, metas-descriptions, URL amigáveis, categorizações, HTML, velocidade para abrir as páginas, configurações das mais diversas, ser ou não um site seguro, site ser mobile ou não, entre outras.
Não é uma área tão simples, pois requer conhecimentos específicos. Daí se faz necessário investimento, que, diga-se de passagem, muito válido, afinal, um profissional capacitado vai fazer o trabalho com excelência, levando a você ou a sua empresa um diferencial na autoridade do site e rankeamento.
O segundo grande pilar é a produção de conteúdo, extremamente valorizado pelo Google. Tanto que os sites com maiores autoridades são os que possuem muito conteúdo e que estão produzindo constantemente mais.
Porém, algo que vale ressaltar que não se trata só de conteúdo por conteúdo, existe toda uma forma do Google classificar e medir os conteúdos produzidos, sendo que algumas das métricas observadas são visitações/tráfego, comentários, tempo na página, compartilhamento, entre outras
Além disso, tem todo um tipo SEO friendly criar conteúdos, existem formas mais valorizadas de se escrever um conteúdo do que outros.
Tudo é levado em conta na hora da avaliação do Google, principal meio de busca das pessoas, para classificar e qualificar seu site, blog ou página na web.
Mas, caso você não tenha tanto conhecimento nesta área, aqui vai uma dica: é melhor conteúdo não otimizado, mas com qualidade do que sem conteúdo algum.
O terceiro grande pilar e tão importante quantos os outros dois já mencionados aqui é o Link Building.
Link Building é bem como o nome diz (construtor de links ou criador de links). Esse é um trabalho SEO Off page em que busca-se que o link com o domínio do seu site vá parar em outros sites da web.
Aos olhos do Google é como se houvesse uma conversa entre o leitor e o site e, tendo seu link lá, o robô do maior site de pesquisa do mundo enxerga como se fosse uma recomendação que é feita.
E como o Google gosta muito de boas recomendações, ele valoriza quando seu site é referenciado de alguma forma em um site que já é visto por ele. Isso tem um peso grande no rankeamento e autoridade de um site.
Algo que precisa ser dito é que o SEO traz seus grandes resultados quando esses 3 pilares estão saudáveis e sendo bem executados.
As redes sociais não são um pilar do SEO, mas com certeza elas ajudam bastante no SEO e nos 3 pilares, uma vez que por elas é possível divulgar conteúdos internos produzidos e gerar mais tráfego para seu site, além de ajudar na criação de mais links.
Para que as redes sociais sejam uma ferramenta de ajuda para o SEO, é preciso que elas sejam inseridas nos processos quando feito o planejamento.
Por fim, convidamos você a entrar em contato conosco, Agência de Marketing Digital – Código BR Comunicação, para podermos conversar em como podemos auxiliá-lo no crescimento e desenvolvimento da sua empresa por meio do mundo do Marketing Digital
18 Comments
Muito completo e bem explicado.
Realmente um bom SEO faz a diferença paras as empresas serem encontradas no Google!
Mais um ótimo conteúdo Código BR!
Muito bem explicado!
Gostei muito da explicação sobre. Deixou minha mente bem aberta sobre o assunto.
Parabéns
Ótimo conteúdo. Muito obrigada pelas informações.
Obrigada pelas informações, muito esclarecedor o post!! SEO é uma ferramenta incrível.
Parabéns pelo texto bem didático e muito atual!! Adorei!!
Adorei o texto! Bem didático e explicativo. Obrigada por compartilhar conteúdos de qualidade.
Está bem explicado os tópicos
E eu aprendi um pouco do que é um SEO.
Conteúdo interessante.
O conteúdo está excelente, bem suscinto . Parabéns.
Essa matéria deveria chegar ao alcance de todos, pois o conteúdo apresentado é muito útil, informativo e esclarecedor sobre um assunto que geralmente não temos domínio.
Com certeza é uma ótima ferramenta para as empresas crescerem!
Aahh Código Br ♡, sempre trazendo os melhores conteúdos, mostrando como se faz marketing sério, eficiente e eficaz, fomentando as melhores opções de como fazê-lo! 😀
Post fantástico!
Parabéns Código Br.
Sucesso!!!
Sempre aprendo mais um pouquinho com vocês!
Embora o mundo ande bem tecnológico, muita coisa ainda passa despercebido, e é muito bom vocês alimentarem mais esses tipo de conteúdo.
Parabéns, sucesso!
Ótimo texto. Bem explicado, simples e eficaz para os leigos e usuários comuns.
Boa essa CodigoBR.
Gostei do conteúdo, muito esclarecedor e objetivo, isso mostra como deve ser sucinto, eficiente e eficaz.
Qualidade excelente.
Gostei muito do texto, já vou colocar as dicas em prática no meu site. =]
Excelente conteúdo. Assunto muito bem explanado.
Parabéns pelo conteúdo.
Estamos num mundo digital, é interessante saber podem são tratadas as informações geradas a partir de acessos.