Um projeto que combina praticidade, conforto e integração. Essa é a definição do trabalho desenvolvido pelo escritório Otta Albernaz Arquitetura ao projetar em Jambeiro (SP) uma casa de 372m² que oferece ao cliente uma planta integrada, com grandes panos de vidro e portas internas de correr, onde os ambientes “conversam” entre si e com os jardins externos.
O projeto, que ganhou neste mês destaque no portal Arch Daily, um dos sites de arquitetura mais visitados do mundo, potencializa a ventilação cruzada e oferece uma excelente iluminação natural, reduzindo custos com energia.
Além disso, as relações física e visual dos espaços internos e externos da casa melhoram a relação de convívio da família constituída por um jovem casal, com três filhos, que quis por meio do projeto residencial revigorar a qualidade de vida e promover o convívio entre os familiares.
Para o acabamento e mobiliário, os arquitetos Tatiana Macedo Otta e Eduardo Simabuguro Albernaz, autores do projeto, fizeram uma seleção de materiais que permeiam o conceito de praticidade, conforto e unidade visual.
Ao acessar a residência encontra-se o hall de distribuição vertical que, aproveitando o pé direito duplo, é balizado através de uma estante personalizada em marcenaria, executada pela S.C.A. de São José dos Campos.
Segundo Tatiana Otta, “a marcenaria foi planejada para ser leve e funcional”. “As suítes foram planejadas para acompanhar o crescimento das crianças com mesa de desenho e estudos, móveis e nichos para expor brinquedos e cama com painel iluminado”, afirmou.
Outras características do projeto MP House
A fachada da casa é discreta e privativa, o que resguarda as surpresas apresentadas no interior do imóvel. Já o restante do projeto se acomodou à topografia do terreno, que conta com um declive acentuado, com a intenção de maximizar e respeitar as características naturais do terreno.
Então, no pavimento térreo, que fica no nível da rua, está posicionada a área íntima para melhor aproveitamento do sol nascente e a vista panorâmica. Essa área da casa é reservada do exterior por meio da utilização do pano de Cobogó, um elemento vazado em concreto que filtra e conserva a iluminação e ventilação natural.
Já na área social e de serviço, localizados no nível inferior, foi desenvolvido um programa para que os moradores pudessem aproveitar o ambiente familiar. Com segurança e praticidade, essa relação é ainda acentuada através do contato com a natureza e a área de lazer externa.
Na área social predominam os cerâmicos com matiz em cimento queimado, geométricos e retrôs, contrastando com os tijolos de demolição.
Crédito das fotos: Eduardo Albernaz