Quando um negócio decide realizar um planejamento de marketing digital, muitas vezes busca empresas especializadas no assunto, não é mesmo? Algo bastante comum e altamente indicado, pois uma agência pode construir uma estratégia de marketing digital efetiva, almejando alcançar objetivos pré-definidos com mais eficiência e precisão.
Na teoria, essa ideia parece perfeita. No entanto, quando observamos como esse tipo de processo ocorre na prática, é, na maioria das vezes, bastante frustrante. Isso porque, ao invés de simplesmente entregar um planejamento abstrato de marketing digital, notadamente descolado com as especificidades do negócio, é preciso, por parte das agências:
Um dos aspectos mais sensíveis do planejamento de marketing digital diz respeito aos seus limites, que existem e não podem ser negligenciados. Isso significa que nem todos os objetivos do negócio podem ser traduzidos em objetivos de marketing. Há coisas que são exclusivas de outros departamentos da empresa e, à medida que o marketing faz promessas irreais, contribui com a frustração dos gestores.
Dessa maneira, é necessário que os profissionais do marketing estejam atentos àquilo que realmente podem fazer em seu escopo de trabalho. Com base nesses aspectos, elencamos aquilo que deve ser cuidadosamente observado na hora de realizar um planejamento de marketing digital.
Para uma boa execução do planejamento de marketing digital do negócio, é preciso que todos os pormenores sejam esclarecidos. Com os profissionais internos da empresa, é interessante que se proponha um alinhamento, de modo que cada um saiba o seu papel para a realização das táticas e ações previstas pela estratégia.
Ao se ter bem orquestradas as ações de cada indivíduo, as chances de haver ruídos na comunicação diminuem drasticamente. Além disso, todas as partes tendem a estar mais a par do que efetivamente acontecerá quando se tem esse tipo de preocupação antes de começar o trabalho.
No momento de elaborar um planejamento de marketing digital, é notório que não se trata apenas de ações distribuídas em uma planilha. Para que se possa operacionalizar, de fato, a estratégia, determinadas ferramentas geralmente se fazem necessárias. Por isso, é de suma importância que a empresa esteja sempre ciente de todo o investimento que será preciso. Em estratégias de marketing digital mais robustas, existe um conjunto sofisticado de ferramentas que devem ser consideradas, garantindo maior precisão no acompanhamento de dados e na própria automatização das tarefas.
O grande segredo para evitar qualquer mal-estar dessa natureza é sempre ter clareza quanto à orientação acerca das melhoras práticas, ferramentas e demais recursos necessários. Com esse esclarecimento garantido, os objetivos tendem a ser alcançados com mais fluidez e eficiência.
Por fim, depois de considerados todos os aspectos inerentes a um bom planejamento de marketing digital, importa salientar algo capaz de amarrar todos eles: os processos. De nada adianta contratar um serviço de marketing que proponha soluções inovadoras, mas que não deixe claro o modo como as mesmas serão executadas.
Para isso, existem os processos. Eles vão desde os passos seguidos para a execução das tarefas até o esclarecimento sobre os seus responsáveis. Com esse tipo de ordenação, as etapas tornam-se mais orgânicas, e os indivíduos ficam sempre seguros sobre suas funções.
Portanto, no momento de contratar um serviço de marketing para realizar o planejamento de marketing digital da sua empresa, considere esses aspectos anteriores. Na ausência de algum deles, que são apenas os principais, desconfie. Nossa equipe, com sua experiência de mais de 17 anos no marketing, entende a importância de cada um desses fatores para o alcance dos objetivos dos seus clientes.