Milhares de cidadãos já foram beneficiados com a criação do Convênio de Assistência Técnica Gratuita – Programa Plantas Populares, uma parceria da AEA/SJCampos com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
O Programa desenvolvido há 25 anos já beneficiou mais de 10 mil famílias e reforça o compromisso da entidade com a população joseense e com o poder público, contribuindo com o cidadão que constrói sua casa de forma correta, mas não possui condições financeiras para contratar um profissional que viabilize a obra.
Com o apoio dos engenheiros e arquitetos associados, o objetivo do convênio é beneficiar as famílias de baixa renda com a entrega de plantas de até 70m² para moradias populares de famílias que recebem até 6 salários mínimos e tenham no máximo um imóvel em território nacional.
Desta forma, o programa contribui também com a regularização dos bairros da cidade, uma vez que segue os padrões da Lei de Zoneamento vigente, vistoria casas passíveis de regularização, entre outros.
O presidente da AEA/SJCampos, o engenheiro civil Carlos Vilhena, explica que esta parceria existe há muitos anos e, neste período, mais de 10 mil famílias foram beneficiadas pelo programa, sempre com novos serviços sendo agregados. “A AEA/SJCampos tem uma grande preocupação com as questões sociais e esta parceria nos permite uma evolução muito grande em nossa possibilidade de contribuir com a sociedade”, diz.
Cleber Sebastião das Neves, de 42 anos, foi um dos beneficiados pelo programa e não poupa elogios para os profissionais envolvidos. “Qualquer coisa que eu diga sobre o programa será pouco. Eu fiquei muito satisfeito com todo o suporte profissional que recebi. Em menos de 2 meses minha casa estava pronta e com toda a documentação necessária”, conta com alegria.
Ele afirma que já está com o habite-se e assim que tiver condições fará novas melhorias na casa. Atualmente Cleber está em busca de uma recolocação no mercado e mora na casa recém-construída com a esposa e três filhos.
Qualificação Profissional
O Convênio de Assistência Técnica Gratuita – Programa Plantas Populares também contribui com o aprimoramento profissional de engenheiros e arquitetos recém-formados no início da carreira, já que eles participam da elaboração dos projetos sob a orientação de um gestor experiente. Os profissionais recém-formados também participam do projeto, da direção técnica, acompanhamento e fiscalização da obra de construção e ampliação de moradias populares, muros de arrimo, fossas filtro e séptica, sempre quando necessário. Enquanto colaboram com as famílias, os profissionais recém-formados aprendem mais sobre o dia a dia da profissão na vivência da obra.
Uma das profissionais envolvidas, a engenheira civil Juliana Faria, acredita que o programa é uma ótima oportunidade tanto para os profissionais que estão começando a carreira profissional, como para as famílias envolvidas. “Atuo há aproximadamente um ano no programa, e as famílias envolvidas, além de realizarem a economia financeira, se asseguram de que construirão uma moradia de qualidade, que não seja insalubre. Para os profissionais é uma chance de ingressar no mercado e adquirir experiência”, afirma Juliana.
O arquiteto urbanista Carlos Francisco dos Santos atua há mais de um ano no programa e conta que trata-se de um benefício muito bom para as famílias participantes. “Essas famílias desconhecem que para realizar construções existem leis a serem cumpridas e, com o programa, além da oportunidade de ter um profissional capacitado para auxiliá-las, as famílias ganham isenção de todas as taxas e impostos, recebendo ao fim da obra o Habite-se da prefeitura”, conclui.
A iniciativa do convênio surgiu do interesse do presidente da entidade, Carlos Vilhena, em defender a boa formação acadêmica, a sustentabilidade, vivência e aprimoramento profissional.