Quando falamos de marketing e vendas, pensamos logo em métricas, sistemas e processos lógicos que garantirão um resultado efetivo. E, sim, um marketing de sucesso é feito mesmo de muita pesquisa e estudo, além da habilidade de se reinventar constantemente diante das mudanças diárias de comportamentos e algoritmos.
Mas um dos pontos mais importantes e, muitas vezes, esquecidos do marketing é que ele é feito por pessoas para pessoas. Pessoas feitas de emoções, lembranças e desejos.
Quando pensamos em uma campanha de sucesso, pensamos em uma ação que mexeu com nosso coração. Talvez tenha sido a sua música favorita que tocou em uma trend do TikTok e te fez prestar atenção no que aquela empresa tinha a dizer; ou foi um storytelling bem escrito em uma propaganda da TV que acabou despertando nostalgia e o sentimento de que aquela marca combina exatamente com você. De uma forma ou de outra, você se sentiu próximo da mensagem porque ela não estava tentando vender para a sua razão, mas sim, dialogar diretamente com o seu coração.
Somos criaturas emocionais. Se o conteúdo desperta emoções positivas, como alegria, empatia ou gratidão, cria-se uma conexão mais forte entre o cliente e a marca, o que influencia positivamente as decisões de compra. Além disso, quando falamos diretamente com o coração do público-alvo, desencadeamos respostas instintivas, que acabam por neutralizar a razão e fazer com que o cliente tome uma ação imediata com medo de perder uma oferta.
Um exemplo disso é o mercado fonográfico que tem registrado um crescimento anual das vendas de discos de vinil, embasadas pelo lançamento de várias versões de um mesmo álbum que acabam sendo compradas em unanimidade pelos fãs por conta da paixão pelas bandas favoritas.
É emoção, não lógica. Se um cliente se sente positivo em relação a um produto ou serviço, é mais provável que escolha essa opção, mesmo que haja alternativas igualmente viáveis e até mais baratas, porque estimula a memorização: se o seu conteúdo cria uma experiência emocional positiva, a probabilidade de ser lembrado é muito maior.
Simples! Por meio da lógica e muito estudo. Não tocamos o coração de ninguém se não o conhecermos muito bem. E é por isso que o estudo de personas se mostra cada vez mais importante para traçar estratégias efetivas de marketing.
Contar histórias, trazer de volta trends e designs do passado, fazer piadas com sua própria marca (desde que fale a mesma língua do seu negócio): é isso que faz com que as pessoas realmente gostem do que você está oferecendo e queiram participar do diálogo.
Então, ao criar conteúdo, pense nas emoções que deseja evocar e como elas podem impactar a decisão do seu público. É sobre pensar estrategicamente, mas se lembrar de que você é alguém conversando com outra pessoa. Aí, sim: voilà, você está pronto para conquistar corações.
Lerrique Aragão
Produtor de conteúdo e especialista em storytelling, narrativas criativas e marketing digital da Código BR