Bom atendimento e qualidade dos produtos não são os únicos responsáveis pela qualidade do serviço prestado e fidelização dos clientes.
O pós-venda exige tanta dedicação quanto qualquer outra etapa da venda, inclusive porque será essa a última impressão que ficará com o cliente.
Na S.C.A. de São José dos Campos o pós-venda é levado muito a sério e conta com uma equipe exclusiva, formada pela sócia Patricia Carbone e os colaboradores Rafael dos Santos Quirino, Luca Dalla Torre e Alison Beghini.
“Ao manter um bom atendimento, inclusive após o fechamento da compra, o cliente percebe a seriedade da empresa e a importância que ela dá a cada consumidor, criando uma relação sólida e fidelizada”, afirmou Patricia.
Os efeitos positivos da organização e realização de um bom pós-venda podem ser sentidos tanto pelos clientes como pela própria empresa.
Ao assumir o setor em 2014, Patricia Carbone conta que a loja possuía aproximadamente 200 pedidos de assistências técnicas em aberto e hoje estão todos em dia, sem contar que as etapas de entrega, vistoria e montagem ganharam muito mais agilidade.
“Quando recebemos as peças iniciamos o atendimento em no máximo uma semana. Não existe mais fila de espera de assistência técnica. Além disso, com a melhora na vistoria e entrega dos produtos não existem mais tantos chamados. Diminuímos muito essa demanda com as vistorias.
O controle, a conferição dos volumes e a organização ajudam muito. São diversos clientes, alguns com mais de 10 anos que entram em contato”, afirma a empresária.
O arquiteto Alison Beghini conta que “no final do ano é comum crescer um pouco os pedidos de assistência, uma vez que as pessoas querem preparar as casas para as festas.
Mas com a organização temos mais tempo para atender todos os clientes, principalmente os antigos que têm um atendimento agilizado.
Com essa otimização diminuímos em 80% as perdas com assistência técnica e os clientes percebem essas melhorias, principalmente com relação ao prazo. Hoje o setor atende de 8 a 10 projetos novos por mês”.
Uma outra novidade que a loja oferece são os atendimentos por WhatsApp. “Os clientes gostam de mandar as fotos e muitas coisas podem ser resolvidas desta forma, ou pelo menos conseguimos entender o que o cliente quer rapidamente”, conta Rafael dos Santos Quirino.
Luca Dalla Torre é responsável por um dos grandes diferenciais da S.C.A. no pós-venda, a criação de imagens prévias do projeto executivo.
“Muitas lojas não fazem esse projeto, que pode prever divergência de informações entre cliente, loja e arquiteto. Com o projeto executivo assinado garantimos qualidade para todos. E o cliente pode fazer alterações como desejar”, ressaltou Luca.