De 15 a 17 de abril a Santa Casa de São José dos Campos sediou a oficina de captação de recursos “Diagnóstico Situacional” promovida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) em parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo (Fehosp) e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
A iniciativa objetiva incentivar as Santas Casas a conquistarem novas formas de captação de recursos de forma sustentável e contou com a participação de representantes das instituições de, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Jacareí. No total o projeto capacitará representantes de 117 Santas Casas do Estado.
Totalizando 20 horas de curso, a primeira fase do projeto apresentou as ferramentas de Diagnóstico Situacional e Priorização de Projetos para Planejamento da Captação de Recursos.
As próximas etapas envolverão reuniões de coaching e aplicação dos projetos definidos por cada unidade.
Para o Primeiro Secretário da Mesa Provedora da Santa Casa de São José dos Campos, Benjamin Bueno, o evento é um marco. “Sempre foi muito difícil reunir as entidades do Vale do Paraíba e agora estamos unidos por um bem maior que é a captação de recursos para as Santas Casas do Vale. Os profissionais capacitados pelas oficinas vão nos ensinar a recuperar a capacidade de contribuir com o terceiro setor e com os profissionais da área”, afirmou.
Maria Fatima da Conceição, gerente da Fehosp, afirmou que a união fortalece as entidades. “Não dá para ficar só cuidando da minha casa, é preciso compartilhar informações e saber como estão atuando os outros hospitais, não para disputar mercado, mas para complementar toda a assistência. A federação tem muito prazer em iniciar esse projeto na região do Vale do Paraíba. Não falamos apenas em capacitação de recursos, mas também em como montar um projeto e se preparar para enfrentar os dias difíceis que estão por vir”, encerrou.