A rápida evolução da internet nos últimos anos revolucionou a maneira de se comunicar, relacionar, entreter, consumir conteúdos e, principalmente, de impactar diretamente o cotidiano, a forma de agir e de pensar das pessoas.
Com isso, hoje em dia é difícil pensar em mundo no qual não exista internet, além de ser essencial reconhecer os diversos benefícios e facilidades que ela trouxe consigo, como, por exemplo, o impacto nas relações comerciais, políticas e sociais, que afetaram a cultura de vendas organizacionais e o comportamento humano.
No entanto, a tecnologia está avançando tão rápido que se tornou uma ‘obrigação’ adaptar-se às mudanças que ocorrem na ‘velocidade da luz’. Além disso, o tempo se tornou escasso e o fornecimento dos dados pessoais se tornou algo valioso no universo digital.
Mas acredite, a internet como a conhecemos hoje já está obsoleta, o que nos leva ao início de uma nova era que já é realidade em muitos lugares do mundo: a Web 3.0.
Vem saber mais sobre ela!
Entendendo a Web 3.0
A Web 3.0 é a evolução da Web 1.0 e 2.0, trazendo consigo aspectos importantíssimos no que se diz respeito ao controle de informações, dados e conteúdos entregues aos usuários.
Ela se caracteriza principalmente pela inteligência na entrega personalizada e pessoal, ou seja, o foco é nas necessidades reais do indivíduo, onde ele pode consumir e compartilhar somente aquilo que lhe interessa.
A transparência também é alvo dessa era, sendo capaz de ressignificar o uso da internet e suas funções e transformar o relacionamento de marcas e usuários, no qual o foco das estratégias comerciais e de vendas deverá ser o usuário e não o contrário.
Outra grande mudança que essa nova era promete é que, para ter acesso aos seus dados, você receberá por isso, através do blockchain, e, somente se autorizado, as empresas poderão utilizá-los para exibir anúncios segmentados.
Isso significa que a web 3.0 devolve o controle dos dados para quem realmente é o dono, ou seja, o usuário, e não as grandes corporações, como Google e Facebook.
Web 3.0 e Blockchain
Além da descentralização da informação, a utilização da blockchain será um facilitador da web 3.0 para realizar a transferência de dinheiro através de ativos digitais.
Isso possibilitará que os usuários tenham, de fato, a posse por meio dos NFTs (tokens não fungíveis), uma inovação do mundo digital para a representação de bens digitais únicos e transacionáveis.
Os NFTs fazem com que cada ativo digital seja único e permitem seus registros no nome do titular, o qual poderá comercializar suas propriedades no universo digital. Isso sem a necessidade de autenticação e maior privacidade.
Pode-se dizer que a Web 3.0 ainda está em construção, mas termos como “metaverso”, “criptomoedas” e “experiência do usuário” são realidades já observadas em grande escala e, além da adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a tendência é que as demais características desta nova era se tornem essencial para a privacidade, proteção de dados e a evolução de tudo o que já foi criado na internet!