Recentemente, o Google anunciou um update em seus buscadores, chamado de ‘Atualização de Conteúdo Útil’. Isso significa que agora o que será priorizado em seus resultados serão conteúdos úteis, relevantes e originais para os usuários.
Nesse sentido, a técnica de SEO (Otimização para os Mecanismos de Busca), que é conhecida por utilizar palavras-chaves para ter um bom ranqueamento e que muitos sites utilizam de maneira exagerada, não será mais a principal métrica para avaliar o desempenho de um site, mas sim os conteúdos relevantes.
Ou seja, os critérios que o Google passará a levar em consideração para posicionar melhor organicamente um site na página de resultados se concentrarão naqueles que focarem seus esforços no usuário e agregarem valor por meio de seus conteúdos.
Por isso, independentemente de o site utilizar SEO orientado para o algoritmo, os conteúdos que não atenderem às expectativas do visitante não terão um bom desempenho.
Isso nos mostra que, cada vez mais, o universo digital e grandes empresas, como o Google, estão se posicionando de forma humanizada e priorizando as necessidades reais das pessoas.
Contudo, essa atualização não significa que as boas práticas de SEO deixarão de existir. Segundo o próprio Google:
“Os criadores de conteúdo focados nas pessoas priorizam a criação de conteúdo satisfatório e, ao mesmo tempo, usam as práticas recomendadas de SEO para agregar mais valor aos usuários”
Em resumo, o Google quer dizer que o conteúdo deve ser orientado em primeiro lugar para o usuário e, depois, utilizar as técnicas de SEO para complementar o seu desempenho, sempre levando em consideração as diretrizes da empresa.
Como vai funcionar essa atualização na prática?
De acordo com a nova atualização do Google, se você responder ‘sim’ às perguntas abaixo, logo estará está no caminho certo seguindo uma abordagem que prioriza as pessoas:
- Você tem um público-alvo atual ou pretendido para sua empresa ou site que acharia o conteúdo útil se entrasse em contato diretamente com ele?
- Seu conteúdo demonstra claramente a experiência em primeira mão e um conhecimento profundo (por exemplo, conhecimento que vem de realmente usar um produto ou serviço ou de visitar um lugar)?
- Seu site tem um objetivo ou foco principal?
- Depois de ler seu conteúdo, uma pessoa vai sentir que aprendeu o suficiente sobre um tema para ajudar a atingir o objetivo dela?
- Alguém que ler seu conteúdo vai sentir que teve uma experiência satisfatória?
- Você tem em mente nossas orientações sobre principais atualizações e avaliações de produtos?
Com isso, a consequência dessa atualização funcionará como um ciclo sem fim, ou seja, quanto mais conteúdos relevantes houver, maior será o interesse e tempo de navegação dos usuários.
E, na medida em que a confiança é despertada por meio dos conteúdos, a taxa de conversão, a qual demonstra o número de visitantes que se transforma em leads, ou potenciais clientes, também será aumentada.
Então, o alcance e visibilidade da marca nas redes sociais também aumentará em função do compartilhamento de conteúdo relevante e, com isso, o engajamento entre os clientes e a marca, contribuindo para o aumento nas vendas e no faturamento.
Você está preparado para essa mudança?
À medida que as empresas vão produzindo conteúdos de valor, sua relevância nos mecanismos de busca vai aumentando. Isso significa conquistar as primeiras páginas de pesquisa.
Mas será que a sua empresa está preparada para essa mudança?
Para que isso funcione de forma assertiva, a melhor alternativa é contar com uma agência especializada e capacitada para criar conteúdos originais e direcionados para as necessidades de seus consumidores. Assim, você focará seus esforços em outras áreas importantes da empresa, e nós cuidaremos do seu Marketing.
Entre em contato e conheça a Código BR!