O ponto central de qualquer planejamento de marketing digital é a produção de conteúdo. Ainda que nem todos reconheçam, é através dela que toda a mágica acontece. E os motivos são muito simples, pois, a partir de conteúdos relevantes, é possível:
Mesmo mediante tantos fatores favoráveis, plenamente atingíveis com uma boa produção de conteúdo, há quem resista à ideia e não se dedique centralmente a isso. Como resultado, estão estratégias mal sucedidas, operações sem continuidade e baixa relevância da marca perante sua persona.
Para que os negócios realmente empenhados em se desenvolver digitalmente possam contar com um auxílio para dar os seus primeiros passos na produção de seus conteúdos, elencamos algumas dicas especiais. Com elas, todos aqueles que estiverem comprometidos em crescer digitalmente verão que é possível.
Mais importante do que ensinar como fazer, é mostrar a importância da produção de conteúdo. E mais: quebrar a falsa impressão de que produzir conteúdo consiste simplesmente em escrever textos. Está profundamente equivocado quem pensa dessa maneira, além de bastante ultrapassado no que tange às novas perspectivas do marketing digital.
A produção de conteúdo da qual falamos aqui, portanto, consiste não apenas em produzir textos para blog. Eles, obviamente, fazem parte do conjunto, mas não são os únicos. Junto com eles, estão:
De maneira rápida e resumida, listamos alguns dos possíveis conteúdos a serem produzidos, que já revelam a escassez da ideia de que produzir conteúdo é somente escrever textos e publicar em blogs. Os conteúdos são o que há de central em toda a estratégia. Qualquer tipo de informação que se queira passar, seja ela escrita em uma frase ou em quatro laudas, é conteúdo. Portanto, o primeiro passo a ser dado é desmistificar o que significa a produção de conteúdo e, a partir disso, elaborar um planejamento capaz de englobar todas as frentes possíveis – e altamente recomendadas – para alavancar o seu negócio.
Agora que você já sabe que produzir conteúdo é mais do que publicar textos no blog da sua empresa, é hora de ficar a par de dicas a serem incorporadas no seu planejamento. Através delas, o seu processo de produção de conteúdo certamente ficará mais intuito e eficaz:
Antes de sair escrevendo e atirando para todos os lados, elabore um cronograma de conteúdos. Defina quais serão os canais utilizados, a regularidade com que a produção será realizada e, é claro, o enfoque dado a cada uma. Com essas informações em mãos, sua estratégia certamente terá resultados mais assertivos, de modo que o acompanhamento dos resultados, com vistas à implementação de melhorias, será mais eficaz e ágil.
Depois de definido o cronograma de produção de conteúdo, é hora de montar o seu esqueleto. Para cada canal, busque criar a estrutura mais apropriada, de modo que, nas próximas vezes, fique mais intuitivo e rápido o seu desenvolvimento. Por exemplo, se for o caso de textos para o blog, crie um modelo padrão, que naturalmente será editado e adaptado conforme a temática, mas que sirva de ponto de partida para todos os seus novos conteúdos.
Outra grande dica para a produção de conteúdo é o seu aproveitamento para outros formatos. Nesse caso, significa já pensar que, de um texto para blog, podem sair alguns posts, materiais ricos e email marketing, por exemplo. Com esse pensamento orientando suas ações, todo o trabalho pode ser otimizado e todo o conteúdo pode ser amplamente aproveitado dentro da sua estratégia de marketing digital.
Tenha em mente que a produção de conteúdo será sempre a sua maior aliada em qualquer estratégia de marketing digital. Portanto, comece o seu planejamento tendo em vista os benefícios de um conteúdo bem produzido, de modo que essa tarefa não caia em mãos erradas, sobretudo que desconhecem a sua importância para os resultados do marketing do seu negócio. Lembre-se de que todo o sucesso da sua comunicação com a sua persona depende de conteúdo relevantes para ela. Então, não poupe esforços em desenvolvê-los. O seu crescimento e autoridade dependem disso.