Muitas são as empresas que incorporam o marketing digital no seu dia a dia, mas não o utilizam de maneira efetiva, com vistas à construção de sua presença digital. Na prática, a presença digital tem a ver com a autoridade digital. Ambas, de forma conjunta, são capazes de consolidar uma marca no ambiente digital, de modo que sua credibilidade e influência sejam aumentadas.
Para que essa jornada seja trilhada da melhor forma, há alguns aspectos que precisam ser atentados. Ao contrário do que muitos negócios acreditam, é preciso que haja um trabalho interno que seja coerente com os objetivos de marca traçados. Em outras palavras, significa que contar com uma equipe sinérgica ao horizonte que a empresa persegue é essencial.
Portanto, importa compreender no que consiste construir a presença digital do seu negócio, a partir de um conjunto de fatores indispensável. Pensando nisso, nós elencamos alguns componentes que não podem faltar nessa jornada. Veja a seguir!
Ter presença digital vai muito além de ter uma conta nas redes sociais. Assim como quando um negócio é iniciado, não se trata apenas de abrir suas portas – no caso de ser um ambiente físico. Há um universo que precisa ser considerado para que ele se desenvolva e obtenha, efetivamente, os resultados almejados.
No mundo digital, a lógica é a mesma. A diferença está, sobretudo, na abertura ao novo que as empresas devem desenvolver como parte essencial de sua mentalidade. Ao construir sua presença digital, os negócios precisam ter à vista um trabalho que envolverá aspectos como:
A importância de se considerar esses elementos na jornada de construção da presença digital do seu negócio diz respeito a uma busca cada vez mais intensa, por parte dos usuários, de marcas capazes de despertar sinergia. Isso quer dizer que, atualmente, não basta produzir conteúdos rasos, pois eles já não convencem.
Na internet, e em todo o lugar, o nível de envolvimento que as empresas estabelecem com os seus clientes e potenciais clientes é o que define seu sucesso ou não. Portanto, ainda que haja muitos gestores que creem que fazer posts avulsos e desconectados são o suficiente, a realidade é outra.
Construir presença digital traz benefícios não só a curto, mas principalmente a médio e longo prazos. Essa estratégia tem a ver com a fidelização de clientes e com a qualificação daqueles que chegam, de modo que estejam cada vez mais alinhados com o propósito da marca.
Agora que você já sabe que a construção de sua presença digital não se trata de um mero detalhe, é hora de apreender os principais aspectos inerentes a essa jornada. Confira tudo aquilo que não pode ficar de fora dessa sua empreitada.
É preciso que os negócios passem a olhar com mais afinco para os seus sites. Se fosse para fazer uma analogia com o meio offline, poderíamos dizer que o site funciona como um cartão de visitas. Nele, não se trata de colocar absolutamente tudo da marca, no sentido de acumular textos sem utilidade e conteúdos desconectados com o seu público.
Ao contrário, um site deve servir como um patrimônio inegociável do negócio. Nele, a construção da presença digital se dá de forma perene, concentrando tudo o que for de maior relevância à empresa. A partir de seus recursos, é possível criar conteúdos de qualidade em um blog, inserir cases importantes e ainda oferecer materiais exclusivos. Por isso, o site precisa ser responsivo (que se adapte a diferentes dispositivos, principalmente nos celulares) e interessante.
É no site que uma boa estratégia de Inbound Marketing atuará, assim como será um espaço importante para o aprofundamento das pílulas de conteúdo compartilhadas nas redes sociais. Ao tê-lo de maneira estratégica, ele funciona como o destino para campanhas orgânicas e pagas, sendo um local central para sua persona consumir seus conteúdos e adquirir seus produtos e/ou serviços.
Atualmente, algo que é muito valorizado é a estratégia multicanais. A partir dela, valoriza-se a presença dos negócios nos mais diversos ambientes digitais, isto é, eles precisam estar presentes em diferentes redes sociais, modelando seus conteúdos a cada uma delas.
De maneira geral, esse pensamento está correto. No entanto, sabemos que, na prática, todo esse envolvimento é bastante trabalhoso. Por isso, para construir uma presença digital efetiva, o grande segredo é saber onde colocar o seu foco. Nesse sentido, compreender quais são os canais onde sua persona está é um passo imprescindível para canalizar seus esforços.
Uma boa estratégia de marketing digital deve estar mais preocupada com a qualidade do que com a quantidade, embora os dois aspectos estejam, em vários níveis, correlacionados. No entanto, de nada adianta a criação demasiada de conteúdos irrelevantes. Com esse tipo de estratégia, o seu negócio estará afastando o seu público, já que não oferece nada de útil para que ele consuma.
O grande segredo, nesse sentido, está em trabalhar a relevância da sua marca. E isso se dá a partir da definição de conteúdos envolventes e úteis, integrados com estratégias capazes de colocar a sua empresa em diversas frentes. Na prática, funciona mais ou menos assim:
Todos esses aspectos devem ser personalizados à realidade da sua empresa. Contudo, de maneira geral, construir presença digital tem a ver com aproveitar todas as oportunidades que surgirem, fazendo-se relevante sempre que possível à sua persona.
Independente do tipo de estratégia que se montará para o seu marketing digital, algo deve ser comum a qualquer um: o acompanhamento dos seus resultados. Para isso, é preciso que se tenha clareza sobre as suas métricas e seus indicadores. Apenas com um acompanhamento efetivo será possível tomar decisões eficientes para potencializar a construção da sua presença digital.
Depois de pontuados todos os aspectos que consideramos mais relevantes para a construção da presença digital dos negócios, fica claro que, se fosse para destacar dois elementos, seriam o estudo e a constância. Com essa dupla, os negócios conseguem estruturar sua credibilidade frente ao seu público, criando sinergia através de ações bem pensadas e com objetivos muito claros.
Na prática, o que precisa ser feito para construir a presença digital do seu negócio dessa maneira é contar com um planejamento calcado em dados. Através de um estudo bem conduzido da sua empresa, sua concorrência e, naturalmente, com os seus objetivos à vista, é possível criar uma jornada de sucesso no ambiente digital.