O que toda empresa quer é ser reconhecida no mercado, não é mesmo? Bom, para isso existem diversas estratégias de comunicação e marketing que podem ser aplicadas, independentemente se o nicho é tecnologia, educação, varejo, etc.
As estratégias podem variar, mas o objetivo final é que a marca seja bem vista no mundo dos negócios e entre seus clientes. Uma delas, bastante eficaz, é o posicionamento executivo de líderes como porta-vozes, agregando valor de mercado e conferindo reconhecimento à empresa.
Lembrando que hoje as marcas têm alcançado melhores posicionamentos quando conectam valores e histórias da empresa ao seu capital humano, com representantes bem posicionados, afinal, pessoas não se conectam com símbolos, objetos e serviços, mas com histórias, sentimentos e razões.
O papel do porta-voz, que, inclusive, pode ser mais de uma pessoa, é representar a empresa em meios de comunicação, como redes sociais e eventos, entre outros.
Para isso, é fundamental que o porta-voz esteja alinhado com os valores instituídos pela marca, pois a construção da autoridade também depende do trabalho e da maneira como esse profissional se comunica.
Quando a empresa se torna mais humana, o porta-voz se transforma em formador de opinião, liberando informações sobre o produto ou serviço de maneira relevante, tanto para o setor quanto para o consumidor final.
Dessa maneira, vemos a importância de um porta-voz frente às estratégias de comunicação e marketing de uma empresa. Quando bem direcionado, ele consegue manter a reputação da marca, além de liderar crescimento e novas conquistas.
Também vale destacar que o perfil profissional/comportamental do porta-voz é um fator que o ajuda no exercício de seu papel. Em uma estratégia bem definida, ele deve ter profundo conhecimento sobre o negócio e o segmento de atuação da empresa, capacidade analítica, empatia, credibilidade e habilidade em comunicação interpessoal.
O que quero dizer é que, se você tem uma empresa – pequena, média ou de grande porte –, comece a avaliar, mapear e definir um porta-voz para o seu negócio. Tal posicionamento deve ser prioridade em qualquer estratégia de comunicação e marketing, seja externa ou interna.
E como dizia Clarice Lispector, “sozinho chega-se mais rápido, mas acompanhado se vai mais longe”. Fica a dica para você procurar a ajuda de uma agência de marketing com profissionais especializados para te ajudar nesse processo.
Vivian Zwaricz
Jornalista e coordenadora do time de conteúdo da Código BR Marketing