Com a forte concorrência e influência crescente de algoritmos que definem o que terá destaque na internet, as empresas buscam maneiras de se diferenciar e fortalecer sua reputação no ambiente online. E uma das mais eficientes é o marketing de conteúdo.
Segundo a Aberdeen, empresa especializada em estratégias e pesquisas de marketing, profissionais da área que priorizam o marketing de conteúdo em suas estratégias geram 67% mais leads.
Mas para que essas estratégias sejam bem-sucedidas, é fundamental oferecer um conteúdo relevante. E o que pode ser considerado um conteúdo atraente, que atraia tráfego para as suas mídias sociais e blogs de forma orgânica?
Seja por meio de textos, vídeos, podcasts, infográficos, e-books, artes ou fotos, o material precisa fisgar o público, e essa missão começa com a definição de uma estratégia, que tem como primeiro passo estabelecer seus objetivos e buscar entender quem é o seu público.
A elaboração das personas – personagens fictícios de clientes ideais para o seu negócio – é um dos pilares do marketing de conteúdo. A partir delas, fica mais fácil direcionar os esforços para o que realmente importa, adequando a linguagem e tom dos textos de acordo com o perfil do público. Nas mídias sociais de uma empresa de alta tecnologia B2B, por exemplo, cabem textos mais técnicos, já que o público-alvo tem familiaridade com a linguagem da área.
O cuidado com a qualidade do texto, o apuro em relação à gramática, ortografia e revisão, é essencial. Além disso, os produtores de conteúdo digital precisam oferecer informações autênticas, com embasamento e utilização de fontes confiáveis. Nesse sentido, a Inteligência Artificial deve ser vista como cautela, pois ainda não consegue entregar resultados com garantia de veracidade.
Os profissionais responsáveis pela criação de conteúdo devem se manter atualizados sobre o que ocorre à sua volta, estar de olho na concorrência, captar assuntos que são tendência e estimular o debate, sugerindo novos enfoques sobre os temas de interesse do público, soltando a criatividade para sair da mesmice e dar mais visibilidade aos canais dos clientes.
Outros cuidados para garantir uma audiência fiel para suas páginas são ter disponibilidade para interagir de forma ágil com o público nos diferentes canais; manter uma periodicidade; escolher em quais canais cada conteúdo se encaixa melhor (uma pesquisa prévia sobre os hábitos dos seus clientes pode ajudar) e garantir um visual atraente para a página, com imagens, artes e vídeos de qualidade.
Utilizar representantes da empresa como fontes é algo que costuma trazer ótimos resultados, humanizando o conteúdo e fortalecendo a autoridade da corporação em determinada área ou tema. Isso também vale para entrevistas com pessoas que sejam referência na área de interesse. Parcerias com influenciadores que conversem bem com seu público é uma tendência que cresce nas estratégias de marketing.
Como principal vitrine da internet, o Google deve ser visto como um aliado importante na divulgação da empresa. Estar atento aos critérios que o site valoriza no momento – e eles mudam constantemente – vai possibilitar um melhor posicionamento na página de buscas e, consequentemente, atrairá maior quantidade de pessoas para o seu site e blog. Por isso, é primordial investir em boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Oferecer links (internos e externos) para páginas que complementam aspectos abordados no texto é uma ótima maneira de fortalecer o SEO e oferecer conteúdo mais aprofundado para os visitantes.
Por fim, avaliar os resultados é fundamental para eventuais correções de rota e elaboração de novas estratégias. As internet proporciona rapidez e facilidade, tornando mais simples experimentar, corrigir, deixar de lado o que não trouxe retorno e impulsionar conteúdos que geraram mais engajamento e leads qualificados. Com um planejamento caprichado e produção de conteúdo interessante, qualquer empresa pode sair na frente para se destacar e ganhar autoridade no mercado.
Felipe Conrado
Jornalista, produtor de conteúdo e revisor na Código BR Marketing