Se você já fez já participou de algum evento ou conversou com alguém da área de Marketing Digital, com certeza deve ter escutado falar do termo “funil de vendas”.
Ele é essencial no processo de Inbound Marketing de qualquer site ou empresa. E sendo bem feito, ajudará a conseguir novos clientes e crescimento do negócio.
Neste conteúdo falaremos sobre:
• O que é funil de vendas?
• Relação com a Jornada de Compra
• A importância do funil para você
• Fique conosco e veja porque você precisa saber disso.
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Basicamente, o funil de vendas (ou pipeline) é uma representação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda.
Portanto, funil de vendas e jornada de compra caminham juntos, pois se complementam.
É formado por um conjunto de etapas e gatilhos cujo objetivo é dar suporte à jornada de compra das personas de uma determinada organização.
Um funil de vendas é dividido em 3 etapas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil.
Agora, imagine um funil, onde o topo alcança o maior número de pessoas (aprendizado e descoberta). Já o meio do funil está para o reconhecimento e a consideração da solução e o fundo do funil está para a decisão de compra.
Mas como isso funciona? E qual a relação com a jornada de compra do cliente? Vamos falar disso agora!
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As três fases dessa representação são conectadas diretamente com a Jornada de Compra, sendo composta pelas seguintes etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Segue abaixo a relação de cada fase:
Topo de funil <> Aprendizado e descoberta
Meio de funil <> Reconhecimento de problema + consideração da solução
Fundo de funil <> Decisão de Compra
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Neste tipo de conteúdo, a ideia é trazer uma descoberta ou aprendizado sobre um assunto, produto, serviço. Aqui fica um conteúdo mais aberto e para o alcance de mais pessoas.
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Com a tendência do número de pessoas serem menores nessa fase, há o reconhecimento de que existe um problema que precisa ser resolvido e, com isso, a tendência são elas procurarem como melhor forma de resolver essa questão, ou seja, a solução.
Por isso a linguagem nessa fase deve ter o tom de conversa e atendimento das necessidades específicas das pessoas.
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Depois que a pessoa avançou nas etapas acima, uma parte delas vai começar a procurar a melhor forma de compra do serviço ou produto da sua empresa.
Vamos ao exemplo: Imagine que você está navegando na internet e encontra um texto que chama a atenção sobre a importância de ter uma educação financeira.
Após ler, fica fascinado com a importância de se ter uma educação financeira. Com isso, procura outro artigo sobre o assunto e percebe que seus hábitos financeiros não estão bons e que precisa resolvê-los.
Começa então a procurar soluções e, após pesquisar, identifica que a melhor forma é ter um aplicativo de ajuda sobre os melhores hábitos financeiros.
Por fim, começará a procurar qual dos aplicativos já existentes é o melhor para ele poder fazer a adesão.
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Isso é algo muito comum e como dissemos é a alma do Inbound Marketing e tem dado muito certo para quem faz com excelência.
Com certeza, na empresa que você trabalha ou no negócio em que você é proprietário, existem possíveis clientes que não sabem que precisam do seu serviço ou produto. Nesse caso, o funil de vendas pode ajudar a conquistar esse cliente.
Entre em contato conosco e saiba mais como aplicar o funil de vendas no contexto da sua empresa e transforme as suas personas em clientes.
2 Comments
Muito interessante o conceito de funil de vendas, quando descobri esse assunto pela primeira achei sensacional porque de fato faz sentido e bem feito/executado dá muito certo.
Muito bom! O caminho que o cliente faz até a compra!