Quando nós entendemos a importância dos indicadores de marketing, a vida muda completamente. Dessa forma, ao elaborarmos um planejamento, que leve em consideração todas as necessidades do negócio, devemos ter em mente que é preciso ir além. Isso significa que é imprescindível saber que tipo de informação é realmente preciosa para que os objetivos sejam atingidos.
E a única maneira de acompanhar essa evolução é através da definição precisa dos indicadores de marketing. Através deles, é possível identificarmos gargalos, mensurar as ações, de modo a compreender quais são as que mais funcionam e, assim, poder tomar a decisão mais acertada acerca do que manter e do que mudar no planejamento.
No entanto, muitas empresas possuem dificuldades para definir quais são esses indicadores, prejudicando o bom desempenho das suas atividades de marketing, pois não acompanham sua evolução. Sabendo disso, elencamos, primeiramente, algumas vantagens de se definir os indicadores de marketing do seu negócio e, em seguida, destacamos algumas dicas de como fazer isso.
A velha máxima de que, para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve, é a mais adequada para esse contexto. No caso das atividades de marketing, pode-se dizer que acontece de forma idêntica. No entanto, poucos percebem as razões da falta de crescimento do seu negócio nas mídias digitais, atribuindo essa realidade a questões como:
Não negamos que esses motivos podem, efetivamente, contribuir para que uma estratégia de marketing não funcione muito bem. Contudo, até mesmo para identificar quais são os gargalos, é preciso aprender a analisar os resultados da sua operação. Por isso, ter em vista indicadores de marketing capazes de conduzir, com lógica e razoabilidade, as análises é o primeiro passo. Abaixo, confira algumas das suas principais vantagens:
Quando são estabelecidos os indicadores de marketing do negócio, ele passa a trabalhar com previsibilidade, isto é, entendendo, em todas as etapas, o que tem funcionado em sua estratégia. Dessa forma, ao ter acesso e controle acerca das suas atividades, pode agir com maior precisão e agilidade, eventualmente alterando aspectos que não têm gerado resultado em seu trabalho.
Quem tem uma empresa sabe o quanto a segurança é algo desejado, não é mesmo? Obviamente, como em qualquer planejamento, equívocos e imprevistos podem acontecer. No entanto, quando se sabe exatamente o que está rodando e quais são os passos a seguir, é certo que a segurança em termos do desempenho e resultados é muito maior. Os indicadores de marketing fazem isso pelos negócios.
Nada como poder olhar para o que foi feito, a fim de aprimorar e corrigir as estratégias e ações previstas para os próximos meses, não é mesmo? Os indicadores de marketing, por permitirem esse acompanhamento efetivo, são essenciais para que a operação fique mais afinada com os objetivos. Como, no marketing, tudo é uma questão de conhecimento e de teste, ter os resultados claros acerca das atividades realizadas é fundamental para melhorar e crescer.
Agora que você já sabe quais são as principais vantagens de se definir os indicadores de marketing da sua empresa, veja quais são as dicas para fazê-lo de maneira efetiva:
O primeiro passo é, naturalmente, a definição dos seus objetivos. Por exemplo, se o seu objetivo é engajamento, muito provavelmente seja do seu interesse acompanhar métricas que sinalizem o quão assertivos os seus conteúdos têm sido nesse quesito, não é mesmo?
Nesse caso, tenha em mente que, para saber o que analisar, é preciso definir o que você de fato precisa olhar. Uma vez bem definidos os seus objetivos, os indicadores mais relevantes ficarão bastante óbvios.
Quando suas atividades de marketing respeitam processos, fica mais fácil de você analisar o quanto eles têm sido efetivos às suas estratégias. Por isso, um dos pontos centrais para definir indicadores de marketing é trabalhar com processos mensuráveis, que possam ser melhorados e otimizados à medida que a operação acontece.
Outro ponto crucial para identificação dos seus indicadores de marketing é compreender profundamente a sua estratégia. Somente assim a sua empresa conseguirá trabalhar o marketing de maneira sincronizada e alinhada com os objetivos traçados. Para isso, os indicadores são extremamente importantes, já que são capazes de servir como pontos-chave de análise em relação aos aspectos mais relevantes da sua jornada.
Definir os indicadores de marketing das empresas não é um detalhe desimportante, mas sim fundamental para um planejamento de marketing de sucesso. Portanto, não subestime a importância desse aspecto no momento de criar suas estratégias. Lembre-se de que os esforços em relação ao marketing só farão sentido se você puder, no futuro, avaliar o seu desempenho. Do contrário, o seu negócio terá apenas uma operação arbitrária nas redes sociais, ao invés de um empenho estratégico e efetivo em prol de seus objetivos.