No post de hoje, nós vamos tratar de um assunto considerado por nós como a “alma” do Inbound Marketing e ao mesmo tempo do processo do Marketing Digital que é a Jornada de Compra.
Trata-se de um assunto de fato muito importante para você que deseja conhecer mais o mundo do Marketing Digital.
Já adiantamos por aqui que Jornada de Compra tem uma relação fortíssima com o famoso processo de Funil de Vendas.
E vamos ao tópicos do que você encontrará neste texto:
1) O que é Jornada de Compra?
2) Suas 4 etapas
3) Como produzir
4) Exemplo de Jornada
Venha nesta “jornada” com a gente!
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Jornada de Compra nada mais é que o caminho que uma pessoa ou empresa percorre até se tornar cliente do seu produto ou serviço via mundo digital.
Ter o entendimento desse processo é fundamental para qualquer agência de marketing digital e também pelo clientes.
Assim, é possível mensurar e interpretar melhor os resultados, além de cooperar para que o Marketing Digital seja um sucesso.
Com certeza, podemos afirmar que sem Jornada de Compra não existiria Inbound e vice-versa, pois as etapas da Jornada, juntamente com o Funil de Vendas, são a principal estrutura e modo de pensar, ou seja, constituem o Inbound.
Algo que precisamos entender é que a Jornada de Compra anda junto com o Marketing de conteúdo, tendo em vista que, para desenvolver cada etapa é necessária a realização automatizada do marketing de conteúdo para “fazer acontecer”.
Agora, fique atento a cada etapa:
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As etapas da Jornada de Compra são: aprendizado e/ou descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão por compra.
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Essa primeira etapa da jornada é a fase de atração de visitantes para o site e o portal. É feita por meio da produção de conteúdos, isto é, marketing de conteúdo que havia mencionado anteriormente.
São conteúdos mais abrangentes e que buscam atrair o máximo de pessoas possível e proporcionando um aprendizado e/ou descoberta de algum assunto que tem relação direta ou indireta com o produto/serviço da empresa que está escrevendo.
Por conta disso, ela se encaixa no topo do funil de vendas, pois assim como o funil ela atrai para a parte maior essas pessoas para que elas entrem no funil até chegar às oportunidades reais de ser uma real venda.
Ao seguirmos o ciclo da Jornada, após o aprendizado vamos para o reconhecimento do problema.
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Nesta fase, que já equivale a parte do meio do funil vendas, temos o reconhecimento do problema/necessidade seja de cunho pessoal ou profissional.
Conteúdos nessa fase já são menos abrangentes e se aproximam mais do produto e serviço em si, uma vez que agora focam em mostrar a partir da descoberta inicial há existência de um problema ou necessidade, agora reconhecida, e que estimulará o leitor e possível cliente a considerar uma solução.
Com isso já seguimos para a próxima etapa que é a consideração da solução.
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Ainda na fase de meio do funil, porém um pouco mais avançado no processo e se aproximando da última fase, temos a consideração da solução.
Após descobrir algum assunto determinado e reconhecer um problema, o próximo passo é a consideração da solução.
Por conta disso, o ideal é que se tenham conteúdos que mostrem e expliquem como solucionar o problema identificado já apresentando como o serviço/produto oferecido pela empresa, sem tentar vender ainda, mas mostrando que ela é a melhor caminho a ser percorrido.
Após mostrar a solução, está na hora de ir falar sobre o produto/serviço da sua empresa.
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Aqui temos a última fase da Jornada de Compra e também o fundo do funil de venda que é a tão esperada decisão de compra.
Nesta altura, a pessoa ou empresa já está convencida a adquirir o serviço/produto, porém o seu papel é convencê-la do por que ela precisa escolher o seu serviço ou produto e não o de outro concorrente.
Esse é o momento de você mostrar o seu diferencial, modo como faz e o que mais necessário achar que deve ser escrito.
Mas, talvez você esteja com uma dúvida sobre como é isso na prática ou como implantar, não é mesmo? Abaixo explicamos:
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Primeiramente, para produzir uma jornada, é preciso descobrir qual é a persona com quem irá se comunicar.
Depois, a partir dos dados obtidos na elaboração, recomendamos pontuar qual é o principal desafio/problema dessa pessoa/empresa e qual a principal solução para esse desafio/problema.
Feitos esses dois passos, comece a elaborar temas de conteúdos, levando em consideração os 2 pontos levantados anteriormente e a finalidade de cada etapa da jornada.
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Suponhamos que um ortopedista especializado em pé esteja implementando a jornada.
Descoberta/Aprendizado: 5 atividades do dia a dia que podem gerar problemas no pé.
Reconhecimento do problema: Dores no calcanhar e dificuldade para pisar no chão, o que pode ser?
Considerando solução: Melhores tratamentos e o que fazer quando estiver com muita dor no calcanhar e para andar.
Decisão de compra: 3 motivos para você escolher o Dr. X para tratar seu problema no calcanhar e para andar.
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