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PÚBLICO-ALVO E PERSONA: QUEM É QUEM NO MARKETING DIGITAL?

Explicação do processo de Jornada de Compra na internet
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  • persona
explicação de persona e público-alvo

Muito provavelmente na sua empresa há um entendimento e/ou mapeamento ou o famoso “tem-se uma ideia” do(s) público(s)-alvo. O que talvez muitos ainda não tenham é uma persona ou personas bem definidas para o seu negócio.

Alguns anos atrás, com o marketing e a comunicação sendo realizada através dos meios mais convencionais e tradicionais, ter público-alvo definido já bastava.

Porém, com o crescimento cada vez maior do uso da internet e a força do Marketing Digital, marcas e empresas têm visto a necessidade de se comunicarem e alcançarem pessoas com mais excelência.

Com isso, a necessidade de se desenvolver e trabalhar com foco nas personas torna-se maior e mais evidente para uma comunicação mais próxima do ideal. E é exatamente isso e mais que você verá no conteúdo.

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Fique por dentro do que você encontrará abaixo:

1- Definição de Público-alvo e Persona;

2- Benefícios de uma Persona para sua empresa;

3- Como criar uma Persona.

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Agora que você já sabe o que falaremos a seguir, continue com a gente!

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Definição de Público-alvo e Persona

Público-Alvo

A definição de público-alvo pode ser entendida, basicamente, como segmento de pessoas específicas da nossa sociedade que possuem fatores em comum e que tenham maior afinidade ou melhor conversem/ consumam os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Alguns exemplos de fatores comuns seriam: idade, onde mora, poderio econômico, sexo, classe social e educação.

Possui um caráter mais amplo e que busca trazer um entendimento do tipo de segmento de pessoa a empresa irá interagir e alcançar.

Um exemplo de público-alvo seria: Jovens estagiários ou com cargos juniores, entre 18 a 25 anos, com renda média entre R$800,00 a R$2.000,00 e que moram na cidade X, principalmente, nas regiões Leste e Sul.

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Persona

A persona pode ser definida como perfil fictício de um consumidor ou cliente ideal da sua empresa, Buyer Persona, ou da marca Brand Persona.

Ele é algo mais profundo e com mais detalhes do que o público-alvo. De certa forma, eles se conversam porque a persona, muito provavelmente, está dentro do segmento de público-alvo já levantado antes.

Na verdade, o público-alvo é uma etapa importante e prévia para a elaboração da persona, por isso, apesar de darmos muito foco aqui no poder, necessidade e importância de se criar uma persona, é importante ressaltar o papel estratégico que um público-alvo tem.

Alguns fatores levados em conta, além dos que já obtidos via público-alvo, para se construir uma persona são: hábitos/rotina, canais de comunicação/informação mais utilizados, hobbies, objetivos de carreira ou de vida, desafios pessoais e profissionais, possíveis objeções, o que consome e ocupação profissional.

Com isso, é possível aprofundar mais o entendimento de quem você está querendo se relacionar.

Também falaremos mais sobre Buyer Personas, porém o processo da Brand Persona é muito semelhante, basta trazer para o contexto interno onde os benefícios são parecidos e praticamente os mesmos.

Feita essa consideração, vamos ver agora os benefícios de uma persona para o seu negócio.

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Benefícios de uma Persona para sua empresa

Abaixo, confira alguns benefícios de uma persona bem alinhada:

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Compreensão e clareza sobre quem é seu cliente

Como já falamos aqui, um dos grandes pontos positivos é justamente o maior conhecimento e, com isso, maior clareza para a empresa sobre quem ela está interagindo ou com quem ela deseja se comunicar.

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Segurança para tomar atitudes estratégicas

Com informações mais precisas e detalhadas, existe também mais segurança para agir diante destas novas informações, de modo a evitar cada vez mais o “tiro no escuro” e a perda de tempo e investimento.

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Maior de assertividade na estratégia e ações de comunicação

Como se deu a entender no final do último tópico, informações mais precisas geram mais segurança e que por consequência aumentam a probabilidade das estratégias e ações na área comunicação serem mais assertivas, como por exemplo: linguagem, tom, meios de comunicação utilizados, entre outras.

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Humanização na forma de se comunicar

Criar um personagem fictício permite a possibilidade de uma comunicação cada vez mais humanizada e menos institucional.

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Bom, agora que já vimos a definição e benefícios, vamos entender como ela está inserida no meio do Marketing Digital.

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Como criar uma Persona

Criar uma persona é muito simples, basta pegar os dados dos públicos-alvo já obtidos e aprofundá-los por meio de conversa/entrevista com alguma pessoa(s) que se encaixam neste perfil ou baseando em análise de comportamento através de ferramentas próprias. 

O conselho é fazer pesquisas com uma pessoa ou pessoas que estão dentro do público-alvo e a partir desta conversa conseguir algumas informações como:

  • Ocupação profissional;
  • Nível de escolaridade;
  • Hábitos e rotina;
  • Principais hobbies;
  • Principais objetivos profissionais e pessoais;
  • Meios de comunicação que mais usa para conseguir informação e como ela usa;
  • Principais desafios profissionais e/ou pessoais;
  • Como seu serviço/produto poderia ajudá-la;
  • Algum tipo de objeção que a persona possa vir a ter em relação ao seu serviço/produto.

Uma dica importante! Evite “achismos” ao criar personas por meio de especulações. Tente usar informações precisas como uma simples conversa estratégica como sugerimos aqui.

Nós, Agência de Marketing Digital – Código BR Comunicação, montamos uma ou mais personas para seu negócio, além de elaborar uma estratégia de comunicação para aumentar a eficiência do seu contato com ele(s).

Ficou interessado? Entre em contato conosco!

E para ler outros conteúdos do nosso Blog, clique aqui!

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