O Marketing de Influência é uma das estratégias de marketing mais utilizadas atualmente. Ela se baseia em uma premissa bastante central: o uso da influência de pessoas e marcas para promover produtos e serviços. Dessa forma, trata-se de uma iniciativa que tende a dar bons resultados, desde que utilizada da forma correta.
Para entender melhor como o Marketing de Influência deve ser utilizado, alguns passos precisam ser considerados antes de, efetivamente, se partir para a ação. Isso quer dizer que, assim como em qualquer outro tipo de estratégia, o planejamento precisa vir antes de qualquer coisa. Assim, evita-se que o tempo seja perdido e que os prós e contras não sejam devidamente analisados.
No caso do Marketing de Influência, há algumas etapas especiais a serem observadas. As principais consistem nas seguintes:
A partir dessa lista de etapas, nota-se que o Marketing de Influência não se trata apenas de utilizar seguidores de contas que possuem grande audiência para gerar mais engajamento com determinados produtos e serviços. Para que a estratégia seja bem-sucedida, é necessário que os porta-vozes escolhidos estejam plenamente afinados com o propósito do seu discurso. Caso contrário, o resultado pode ser o oposto do esperado.
Depois de perceber que o Marketing de Influência é, antes de uma ação isolada, algo que deve pertencer a um planejamento maior, é chegado o momento de entender o modo como pode ser utilizado. Para isso, importa sinalizar alguns aspectos a serem observados durante a sua implementação:
Para poder mensurar os resultados, é preciso, antes, que se saiba o que se deseja alcançar. E o único caminho para isso é estabalecendo objetivos claros já no início do planejamento. Dessa forma, será possível compreender, nas análises, o que poderia ter sido diferente e o que efetivamente funcionou.
Antes de tomar sua decisão, elabore uma lista de possibilidades de nomes que você cogita vincular à sua marca. Lembre-se de que todas as ações da personalidade escolhida, independente de você desejar isso ou não, estarão, de alguma forma, atreladas aos seus produtos e/ou serviços. Por isso, escolher um nome para representar o seu negócio não deve ser uma tarefa feita às pressas.
Outra dica em relação a esse aspecto consiste em refletir sobre a relevância das personalidades meteóricas, ou seja, aquelas de fama repentina e exponencial, pois elas podem ser perigosas exatamente pelos mesmos motivos.
Um dos erros mais comuns cometidos pelas empresas ao aderirem às estratégias de Marketing de Influência consiste na falta de acompanhamento efetivo. Esse, inclusive, é um dos grandes segredos de qualquer planejamento de marketing bem-sucedido, independente de utilizar o Marketing de Influência ou não.
Uma vez que se acompanha o desempenho das ações, a repercussão do público frente aos conteúdos e à receptividade do influenciador escolhido, pode-se adotar mudanças e aplicar melhorias de forma mais rápida. Assim, aspectos como tempo e dinheiro são poupados e otimizados, gerando maior lucratividade e credibilidade à marca.
Para fechar com chave de ouro esse conteúdo sobre Marketing de Influência, nada mais coerente do que destacar algumas das suas vantagens, não é mesmo? Veja quais são as principais:
Com uma estratégia de Marketing de Influência bem elaborada, as chances de as marcas ganharem notoriedade e credibilidade são imensas. Dessa maneira, é possível surfar essa onda, que está em alta, de modo responsável e analítico. As empresas que agem com responsabilidade e seriedade ao utilizar o Marketing de Influência, estão sempre à frente da concorrência como um todo.