O tráfego pago é uma estratégia fundamental do marketing digital e uma das que mais crescem entre as ferramentas para alavancar negócios nas plataformas online.
Você sabe como ele funciona e de que maneira pode ajudar as empresas a ganharem relevância na internet?
A partir de agora, vamos falar mais sobre o tema, começando com a explicação sobre o que significa o termo.
O que é tráfego pago?
Quando empregada no universo das mídias sociais e internet, a palavra “tráfego” se refere aos acessos a sites, páginas e perfis. Existem dois tipos: orgânico e pago.
O tráfego orgânico é aquele das visitas espontâneas, que ocorrem de forma natural. Já o tráfego pago, como o nome indica, envolve investimento financeiro para impulsionar determinado perfil, blog ou site por meio de anúncios.
É bom lembrar que, apesar de não envolver investimento direto, para conseguir bons resultados em tráfego orgânico, muitas empresas desenvolvem uma estratégia especial de marketing, normalmente em médio e longo prazo, que envolve produção de conteúdo e SEO, por exemplo. Ou seja, os gastos também devem ser considerados, inclusive de tempo.
Vantagens do tráfego pago
Um dos maiores benefícios de separar uma verba para utilizar em tráfego pago é que os resultados podem ser obtidos rapidamente. Quando uma campanha é impulsionada por meio de investimento financeiro, as curtidas, seguidas e comentários começam a aparecer imediatamente. Dessa forma, a taxa de conversão cresce, assim como a reputação online da empresa.
E essa é uma das razões para que a decisão de trabalhar com tráfego pago seja bem planejada, pois é preciso estar pronto para lidar com um aumento significativo de interações nas mídias sociais e outros canais da empresa.
Outra vantagem é a possibilidade de criar campanhas pontuais, em uma data comemorativa ou para uma promoção mensal, por exemplo.
Plataformas para tráfego pago
Os principais canais de comunicação contam com plataformas próprias para tráfego pago. São elas:
- Google Ads;
- Instagram Ads;
- Facebook Ads;
- LinkedIn Ads;
- Youtube Ads;
- TikTok Ads Manager;
- Taboola.
Formas de investir em tráfego pago
As plataformas adotam dois métodos de pagamento: CPC (custo por clique) e CPM (custo por mil impressões). No CPC, você paga por cada interação recebida por seu anúncio, enquanto no CPM a cobrança é feita quando a publicação aparecer mil vezes no resultado de busca, mesmo que ela não receba cliques.
A escolha depende do objetivo da campanha. Se a intenção é ter mais engajamento, o método CPC faz mais sentido. Ele costuma ser utilizado quando há uma estratégia de marketing mais bem definida, inclusive com a ideia clara do valor que deseja investir.
Já o CPM, possibilita muito mais visibilidade, sendo interessante para novos negócios, por exemplo.
Uma maneira de avaliar os resultados é calcular a taxa de cliques (CTR), obtida da seguinte forma: o número de cliques recebidos dividido pelo número de vezes em que foi exibido.
Marketing integrado
O tema “tráfego pago” envolve muitas variantes. Não basta investir determinado valor para garantir exposição para as pessoas certas ou obter vendas. Uma maneira de tornar esse processo mais bem-sucedido é integrá-lo a uma estratégia de marketing integrado.
Afinal, a qualidade do conteúdo – que está ligada a aspectos como a relevância do texto, técnicas de escrita, atratividade da arte – e a um plano de inbound marketing também pesa bastante.
O tráfego pago exige conhecimento profundo sobre cada etapa que precede a hora de fazer anúncios. Não basta entender de conceitos de marketing, é preciso analisar o todo e buscar nesse universo de muitas possibilidades o que é mais importante evidenciar por meio de anúncios. Contar com profissionais especializados garante muito mais assertividade nas estratégias de investimento em plataformas como Google Ads e Instagram Ads.
Um planejamento detalhado, com a definição clara do público-alvo e das mídias sociais mais adequadas, é fundamental para o sucesso de ações de tráfego pago.
Conversão em leads de qualidade
Para Camila Lopez, gestora de performance na Código BR, uma estratégia eficiente de marketing digital, com o uso inteligente do tráfego pago, pode aumentar muito o alcance das publicações, a conversão em leads e a qualidade deles.
“Em minha experiência profissional, já vi crescimento de até 500% em alguns casos. Isso é o que geralmente ocorre quando uma empresa não tem operação digital e resolve começar a alinhar as estratégias disponíveis de marketing. Com isso, é possível manter um nível alto de interações relevantes, que podem ser convertidas em leads, tornando o investimento em tráfego pago algo de custo-benefício interessante e com recompensas em longo prazo. A meu ver, o tráfego pago acaba tornando-se algo obrigatório nas empresas que pretendem ter operações escaláveis”, disse.
Para ela, a dica de ouro para quem quer começar a investir em mídia paga é saber escolher bem o profissional, observando o quanto ele sabe dialogar sobre marketing, num sentido de interesse em saber dos objetivos do negócio.
“A partir da premissa de querer entender objetivos e o estágio em que a empresa se encontra atualmente, o profissional adequado saberá conduzir as melhores estratégias para atingir objetivos em médio e longo prazo. No final das contas, a parte técnica das ferramentas de anúncios não é o diferencial da estratégia de tráfego pago, mas sim conseguir, por meio de um profundo mergulho nas ‘dores’ do cliente, criar maneiras e caminhos para atingir esses resultados, usando a mídia paga como ferramenta. O segredo parte de uma visão ampla do todo e um senso de captação do que é mais adequado para o momento”, conclui Camila.