Desempenho foi relativamente favorável diante do cenário econômico atual
Superando positivamente as expectativas dos comerciantes, as vendas de Natal não tiveram um desempenho tão ruim quanto o esperado em 2015. A queda esperada era de 2,6% nas vendas, mas foi de apenas 0,4% em relação ao mesmo período do ano passado, o que demonstra certa estabilidade no comércio.
A pesquisa de vendas de Natal, realizada anualmente pela ACI (Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos), revelou, entretanto, que dos cem comerciantes entrevistados, 39% acreditam que as vendas diminuíram, enquanto 31% afirmaram que aumentaram e 29% que manteve-se igual.
Em relação ao tíquete médio, 27% dos consumidores gastaram até R$ 50, 41% até R$ 100, 26% até R$ 200 e 6% acima de R$ 200. No mesmo período do ano passado, a maioria dos consumidores (37%) gastaram até R$ 50 nos presentes, o que revela um aumento no tíquete médio gasto no ano de 2015.
O cartão de crédito foi campeão nas formas de pagamento: 61% dos consumidores optaram por esta modalidade, seguido pelo cartão de débito com 29%, carnê ou boleto com 6% e dinheiro com apenas 4%. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 19% na escolha do cartão de crédito como forma de pagamento.
Promoções e estoque
Para os comerciantes, as promoções tiveram um reflexo positivo nas vendas: 74% apuraram aumento, enquanto apenas 8% não obtiveram resultados e 18% não fizeram promoções. No ano passado, 32% dos comerciantes não fizeram promoções, o que demonstra um aumento na preocupação em criar atrativos para as vendas.
Expectativas positivas
Analisando o desempenho de vendas no Natal de 2015, a expectativa dos comerciantes é otimista: 53% acreditam na manutenção do desempenho atual, 41% na melhora das vendas e 6% em um cenário pior.