O marketing é, essencialmente, sobre construir e nutrir relacionamentos com os clientes, correto? No entanto, a grande questão que surge em meio a essa máxima é: como se fazer isso?
Para que essa pergunta possa começar a ser respondida, outra precisa ser feita:
A resposta a essas questões é encontrada no conceito do Funil de Marketing.
De maneira geral, podemos conceitualizar o funil de marketing como uma representação visual do caminho que o cliente percorre, desde a primeira interação com a sua marca até a conversão final.
Dessa forma, assim como um funil tradicional, o funil de marketing, nessa analogia, tem uma abertura ampla no topo, onde muitos visitantes entram, e se estreita à medida que os mesmos se movem para o estágio de decisão de compra.
Nesse sentido, o funil de marketing é composto por três partes principais: topo, meio e fundo.
Na parte superior do funil, encontram-se os consumidores que estão descobrindo a sua marca pela primeira vez.
Nessa etapa, o objetivo é gerar consciência e atrair o máximo possível de leads. Dessa forma, as estratégias de marketing utilizadas nesse estágio são majoritariamente formadas por publicação de blogs, vídeos, conteúdos de mídia social, ebooks, webinars, infográficos e outros conteúdos educativos, visando a fornecer valor e resolver problemas ou responder perguntas que os leads possam ter.
À medida que os leads se movem para o meio do funil, começam a avaliar se a sua empresa pode fornecer uma solução para os seus problemas ou atender às suas necessidades.
Por isso, o meio do funil é a etapa em que os leads podem se inscrever em sua newsletter, seguir suas contas de mídia social ou baixar um ebook. As táticas de marketing mais eficientes para atingir o objetivo dessa etapa incluem estudos de caso, folhetos de produtos, webinars e avaliações gratuitas.
Na parte inferior do funil, os leads estão prontos para fazer uma compra. Nessa etapa, é crucial fornecer todas as informações necessárias para ajudar os leads a tomarem uma decisão.
Nesse escopo de ações recomendado para os leads que estão no fundo do funil, podem constar demonstrações de produtos, consultas gratuitas, ofertas especiais ou descontos. Além disso, uma vez que o lead se torna um cliente, o trabalho de marketing não termina. Ao contrário, torna-se ainda mais importante, já que o foco muda para a retenção de clientes, extremamente importante para que um negócio possa trabalhar com segurança em seu nicho de atuação.
Agora que você já entendeu o conceito por trás do funil de marketing, sabe que ele é uma ferramenta poderosa, capaz de ajudá-lo a entender melhor seus clientes, personalizar suas estratégias de marketing e, finalmente, aumentar suas conversões.
De modo geral, podemos dizer que ele representa a jornada do cliente de maneira estruturada e estratégica, permitindo que as empresas criem campanhas direcionadas que sejam relevantes em cada estágio do funil. Por isso, lembre-se: o marketing é um processo contínuo; então, é crucial que sua empresa continue a engajar, educar e fornecer valor aos seus clientes mesmo após a conversão.