Definitivamente, saímos da “era da interrupção” (quando a mídia interrompe uma programação para transmitir uma mensagem publicitária) para a “era do engajamento (basicamente caracterizado pela energia, dedicação e concentração no trabalho)”.
Mas o que isso quer dizer? Que o mundo muda muito rápido, o tempo todo. E hoje, no universo do storytelling, a técnica de marketing de conteúdo possibilita a transformação de mensagens simples em narrativas relevantes que podem ajudar marcas a se conectarem com seus consumidores.
Boas histórias geram maior entendimento, emocionam e permanecem na memória. Histórias humanizam marcas, criam conexão e constroem percepção de valor.
Hoje, parei para pensar sobre a capacidade do ser humano em se organizar em torno de grandes ideias e assim, realizar grandes projetos em conjunto. O quanto é humanamente impossível manter a ordem sem dar significado às coisas.
Já parou para pensar quem é o seu Deus, o seu mito ou a grande ideia que chamou a sua atenção? São eles que nos ajudam a organizar grandes massas de seres humanos. E para comunicar tudo isso, precisamos de histórias.
A sua marca pode ser lembrada (e lembrada de maneira positiva) desde que a sua história seja impactante, fiel e personalizada. As redes sociais estão aí para ajudar, mas também para atrapalhar.
Não tem jeito, é como a moeda, tem os dois lados. As mídias sociais devem ser ferramentas que permitem e incentivam comentários e interações entre pessoas, ou seja, a comunicação deve ser transmitida de maneira leve e fácil de ser absorvida.
Não pode comunicar por comunicar. É preciso planejamento, marketing digital, assessoria de imprensa, estudar o negócio para não cair nos contos “de bruxa”.
Afinal, a marca pode convidar o consumidor a dividir suas experiências com ela, através, mais uma vez, das redes sociais, gerando um engajamento real e uma relação de verdadeira confiança.
É desafiador. A sua história é a declaração de como a sua marca vai impactar positivamente o mundo, com relevância para as pessoas e resultados para o negócio.
As marcas criam conexão e constroem percepção de valor. Pode reparar: quando fazem sentido para as pessoas, elas são comentadas, compartilhadas e debatidas em mesas de bar ou almoços de domingo. Acredite, histórias transmitem os valores e personalidade de uma marca.
Que tal um exemplo? Quando você pensa em Lego, o que vem à mente? Pois bem, a marca enxergou que seu produto tinha um potencial muito maior do que o brinquedo por si só.
Mais do que vender brinquedos, a motivação e a visão da marca estão ancoradas em ‘inspirar os construtores do amanhã’. Genial, não acha? Criou uma comunicação mais verdadeira e coerente com o consumidor em questão.
Hoje, a marca entrega filmes, playlists, jogos, programas educacionais e metodologias. Com isso, a Lego trouxe valor e criou ainda mais relevância no dia a dia das pessoas.
Assim devem ser as marcas. Inventar, reinventar e enxergar novas oportunidades para expandir o negócio. Saber usar a comunicação a seu favor.
A Coca-Cola, por exemplo, não fala sobre produtos nos anúncios que veicula. A marca conta histórias com apelo emocional sobre amizade e família. Pode parecer fácil, mas não é.
Por isso, ressalto, mais uma vez, a importância de ter profissionais capacitados para gerir um bom marketing digital. Se é bom contar boas histórias, imagine para quem as ouve?
Com o acesso global a todo tipo de conteúdo gerado pela internet, a comunicação é um argumento para a grande maioria das empresas que querem sua marca lembrada e desejada.
Porém, antes de se expressar, é preciso decidir os canais, em quais mídias sociais, e o que será dito, pois falar por falar é dispensável também para as marcas.
Antes, para estarem perto do consumidor, as marcas produziam comerciais de TV, trilhas para a rádio ou anúncios de jornal. E isso bastava. Ponto. Hoje, não mais.
Para se fazer presente na vida das pessoas é preciso pensar além, estar à frente e caminhar ao lado das inúmeras informações que chegam a todo instante. É preciso ser antenado e visualizar um mundo de oportunidades que atenda à necessidade do cliente.
O fato é que a geração mais jovem não se separa do celular. A TV não é mais a TV de uns anos atrás. Passou de uma tela para virar conteúdo da internet. É preciso conhecer o seu público-alvo para contar a história de maneira, digamos, mais ‘intimista’.
Mais um desafio para as agências de comunicação: planejar e definir persona e público-alvo para ter uma comunicação realmente eficaz.
Diante desse cenário, é possível oferecer comunicação personalizada na mídia. Tornar a experiência customizada e obter resultados ainda maiores. E é aí que nascem as marcas contadoras de histórias. E é aí que uma qualificada agência de comunicação/agência de marketing faz a diferença.
A sua marca precisa ter algo a dizer, a ensinar, ser atraente, encantadora e “cool” (legal) e claro, fazer parte do dia a dia das pessoas. O que a sua marca irá comunicar virá de uma estratégia de conteúdo.
É essa estratégia que define as características próprias da sua história. A marca com personalidade definida sabe muito bem onde quer chegar. Conhecida também como marketing digital.
E você, sabe onde quer chegar? Empresas inteligentes têm mostrado que nada melhor que uma boa história para transmitir valores de forma acessível e contundente. É extremamente significativo quando muitas pessoas “tecem juntas uma rede comum de histórias”.
Porém, com o passar do tempo, essas teias se desfiam e novas teias são criadas em seu lugar. Essa capacidade de criar ideias coletivas possibilita a criação de empresas, por exemplo, e junto com elas, suas histórias.
E no mundo corporativo, marcas e propósitos unificam e direcionam tanto consumidores como colaboradores. Tudo por um objetivo comum: contar a própria história.
Mas que tipo de história devemos contar? Cada marca é única. É como você: quem sou, de onde venho e para onde estou indo. Todos nós temos nosso gênero de história. Seja uma tragédia, um drama religioso, um filme de ação ou mesmo uma comédia.
Pensando assim, como a história de sua marca envolve e dá significado à vida das pessoas? Para se ter empatia por uma marca é preciso conhecê-la e nós podemos ajudar você a criar a sua e fazer história.
Conte com a Código BR para ajudar a sua empresa a encontrar e comunicar sua história e torne-se referência e autoridade em seu segmento.
Afinal, como você quer ser lembrado?
Bianca Totti – Diretora da Código BR
1 Comments
Com certeza as histórias tem um diferencial gigante, pois ativa muito as memórias e criam conexões que as informações não conseguem.
Precisamos de mais histórias!