O marketing digital é uma ferramenta fundamental para comunicação com o público, afinal, são 5,4 bilhões de pessoas na internet no mundo todo (2/3 da população), segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).
Elas usam a rede para se informar, interagir com outras pessoas, para lazer e, claro, consumir. No Brasil, a população está cada vez mais conectada: dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 93,4% dos brasileiros utilizam a internet todos os dias.
Com um universo tão amplo para explorar, o marketing digital pode fazer a diferença para empresas ganharem mais visibilidade, conseguirem engajamento e fidelização, além de aumentarem a credibilidade e autoridade em seus nichos de atuação.
Mas uma estratégia bem feita de marketing digital precisa contar com um plano detalhado, que engloba as fases de análise, planejamento, ação e avaliação. Saiba mais sobre cada uma delas a partir de agora.
O ponto de partida de um trabalho de mkt digital é fazer um diagnóstico da empresa e de tudo à sua volta. Alguns dos pontos-chaves são:
– Raio-x da situação atual da empresa (pontos fracos, fortes, ameaças);
– Estudo de mercado;
– Definição do público-alvo e criação de personas;
– Identificação de oportunidades.
Após a análise minuciosa do cenário em que está inserida a empresa, o mkt digital foca no planejamento, momento em que são feitas:
– Definição de objetivos;
– Escolha das ferramentas adequadas de comunicação;
– Criação de estratégias;
– Segmentação de clientes;
– Cronogramas;
– Definição de orçamentos para tráfego pago.
Com um diagnóstico preciso do mercado e do que o cliente quer, os especialistas em mkt digital partem para ações visando interação com o público-alvo. Entre elas, as principais costumam ser:
– Produção de conteúdo e artes;
– Ativação dos canais de comunicação;
– Personalização de conteúdo;
– Monitoramento de mídias sociais;
– Observação de concorrentes;
– Contato com o público no SAC.
Muita gente acha que após a postagem de conteúdo nos canais de comunicação de uma empresa o trabalho está feito. Mas vale lembrar o essencial papel da avaliação, para validar estratégias e verificar se o plano do marketing digital está rendendo bons resultados, ou seja, vendas, conversão e fidelização.
Essa fase compreende ações como:
– Geração de relatórios de resultados;
– Gráficos comparativos;
– Análise de métricas e indicadores como CPC (Custo por Clique), CPV (Custo pro Visualização) e Retorno sobre Investimento (ROI – Return on Investment);
– Monitoramento de avaliações de clientes;
– Reavaliação das estratégias.
Viu só como as estratégias de mkt digital podem ser abrangentes, com foco em resultados concretos? As campanhas podem informar sobre produtos e serviços, ao mesmo tempo em que estratégias de SEO podem destacar o nome da empresa em buscadores como o Google, direcionando tráfego e atraindo leads qualificados.
Contar com uma agência especializada é um trunfo em um cenário tão competitivo, e ela pode seguir o passo a passo do marketing digital com eficiência e qualidade. Entre em contato com a gente, e confira como podemos ajudar a sua empresa a crescer!