Muito provavelmente na sua empresa há um entendimento e/ou mapeamento ou o famoso “tem-se uma ideia” do(s) público(s)-alvo. O que talvez muitos ainda não tenham é uma persona ou personas bem definidas para o seu negócio.
Alguns anos atrás, com o marketing e a comunicação sendo realizada através dos meios mais convencionais e tradicionais, ter público-alvo definido já bastava.
Porém, com o crescimento cada vez maior do uso da internet e a força do Marketing Digital, marcas e empresas têm visto a necessidade de se comunicarem e alcançarem pessoas com mais excelência.
Com isso, a necessidade de se desenvolver e trabalhar com foco nas personas torna-se maior e mais evidente para uma comunicação mais próxima do ideal. E é exatamente isso e mais que você verá no conteúdo.
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Fique por dentro do que você encontrará abaixo:
1- Definição de Público-alvo e Persona;
2- Benefícios de uma Persona para sua empresa;
3- Como criar uma Persona.
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Agora que você já sabe o que falaremos a seguir, continue com a gente!
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A definição de público-alvo pode ser entendida, basicamente, como segmento de pessoas específicas da nossa sociedade que possuem fatores em comum e que tenham maior afinidade ou melhor conversem/ consumam os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Alguns exemplos de fatores comuns seriam: idade, onde mora, poderio econômico, sexo, classe social e educação.
Possui um caráter mais amplo e que busca trazer um entendimento do tipo de segmento de pessoa a empresa irá interagir e alcançar.
Um exemplo de público-alvo seria: Jovens estagiários ou com cargos juniores, entre 18 a 25 anos, com renda média entre R$800,00 a R$2.000,00 e que moram na cidade X, principalmente, nas regiões Leste e Sul.
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A persona pode ser definida como perfil fictício de um consumidor ou cliente ideal da sua empresa, Buyer Persona, ou da marca Brand Persona.
Ele é algo mais profundo e com mais detalhes do que o público-alvo. De certa forma, eles se conversam porque a persona, muito provavelmente, está dentro do segmento de público-alvo já levantado antes.
Na verdade, o público-alvo é uma etapa importante e prévia para a elaboração da persona, por isso, apesar de darmos muito foco aqui no poder, necessidade e importância de se criar uma persona, é importante ressaltar o papel estratégico que um público-alvo tem.
Alguns fatores levados em conta, além dos que já obtidos via público-alvo, para se construir uma persona são: hábitos/rotina, canais de comunicação/informação mais utilizados, hobbies, objetivos de carreira ou de vida, desafios pessoais e profissionais, possíveis objeções, o que consome e ocupação profissional.
Com isso, é possível aprofundar mais o entendimento de quem você está querendo se relacionar.
Também falaremos mais sobre Buyer Personas, porém o processo da Brand Persona é muito semelhante, basta trazer para o contexto interno onde os benefícios são parecidos e praticamente os mesmos.
Feita essa consideração, vamos ver agora os benefícios de uma persona para o seu negócio.
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Abaixo, confira alguns benefícios de uma persona bem alinhada:
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Como já falamos aqui, um dos grandes pontos positivos é justamente o maior conhecimento e, com isso, maior clareza para a empresa sobre quem ela está interagindo ou com quem ela deseja se comunicar.
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Com informações mais precisas e detalhadas, existe também mais segurança para agir diante destas novas informações, de modo a evitar cada vez mais o “tiro no escuro” e a perda de tempo e investimento.
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Como se deu a entender no final do último tópico, informações mais precisas geram mais segurança e que por consequência aumentam a probabilidade das estratégias e ações na área comunicação serem mais assertivas, como por exemplo: linguagem, tom, meios de comunicação utilizados, entre outras.
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Criar um personagem fictício permite a possibilidade de uma comunicação cada vez mais humanizada e menos institucional.
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Bom, agora que já vimos a definição e benefícios, vamos entender como ela está inserida no meio do Marketing Digital.
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Criar uma persona é muito simples, basta pegar os dados dos públicos-alvo já obtidos e aprofundá-los por meio de conversa/entrevista com alguma pessoa(s) que se encaixam neste perfil ou baseando em análise de comportamento através de ferramentas próprias.
O conselho é fazer pesquisas com uma pessoa ou pessoas que estão dentro do público-alvo e a partir desta conversa conseguir algumas informações como:
Uma dica importante! Evite “achismos” ao criar personas por meio de especulações. Tente usar informações precisas como uma simples conversa estratégica como sugerimos aqui.
Nós, Agência de Marketing Digital – Código BR Comunicação, montamos uma ou mais personas para seu negócio, além de elaborar uma estratégia de comunicação para aumentar a eficiência do seu contato com ele(s).
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