Se você usa a internet para fazer pesquisas no Google, compras e ver conteúdos, você já teve contato com o processo de Inbound Marketing, mesmo sem saber.
O modo como consumimos conteúdos, produtos, marcas, interagimos com as pessoas mudou e com isso o Marketing Digital e a metodologia Inbound ganharam cada vez mais relevância e presença.
A ideia aqui é apresentar para você, leitor, essa metodologia para que você entenda melhor como funciona e, ao mesmo tempo, consiga visualizar e compreender como ela é eficiente e importante para um negócio quando bem planejada e executada.
Você encontrará neste post os seguintes tópicos:
1) O que é Inbound Marketing?
2) Suas etapas
3) Como funciona
Agora que você viu como estará nosso conteúdo, vamos ao primeiro tópico.
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Inbound é uma palavra em inglês que significa “de entrada”. Ela tem esse nome, pois busca despertar/atrair o interesse e conduzir a pessoa até a compra do produto/serviço oferecido pela empresa, isto é, a pessoa vai até a empresa, por isso “entrada”.
Já o famoso e tradicional Outbound Marketing, é a empresa que vai atrás do público por meio da propaganda em canais que conhecemos muito bem como televisão, outdoors, flyers, entre outros.
A ideia é alcançar o máximo de pessoas possível e sugar o máximo de pessoas depois de ir até elas.
Um ponto muito importante sobre o Inbound é que ele é realizado em sua maior parte, senão todo o processo, via digital, seguindo um caminho oposto do que é o marketing clássico, que está muito mais presente nas ruas e televisão.
Agora que vimos o que é e sua diferenciação do marketing mais tradicional, chegou o momento de ver como funciona e suas etapas.
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A metodologia do Inbound Marketing é dividida em 4 etapas que são: Atrair, Converter, Fechar e Fidelizar. A seguir vamos falar sobre cada uma para você.
Nesta fase, o objetivo é atrair visitantes ao seu site por meio de conteúdos e ofertas que sejam de interesses de possíveis pessoas.
Após atrair o visitante, vem a segunda etapa que é convertê-lo em lead e criar oportunidades após qualificação desse lead.
Esta terceira etapa serve para focar em transformar oportunidades vindas dos leads qualificados na etapa anterior em compra.
Nesta última etapa temos a fidelização do cliente após a compra de modo que venha não só a continuar a consumir o produto/serviço, mas também ser um divulgador para que novos clientes venham por meio dele.
Agora, vamos explicar como funciona:
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Basicamente, antes de começar a produção de algum conteúdo ou oferta, é feito a elaboração da persona, perfil fictício do cliente, para que se consiga conversar e elaborar conteúdos e ofertas que melhor conversem com este tipo de pessoa.
Após o alinhamento, é feito um planejamento de marketing de conteúdo baseado na jornada de compra do cliente na internet e nas 3 etapas do funil de vendas de modo que consiga conduzir e conversar com pessoas que estão tanto descobrindo uma necessidade quanto as que já sabem que precisam do seu produto/serviço para solucionarem o que precisam ou desejam.
Para isso, usa-se o Google Ads e o SEO, mecanismos de otimização em resultados de pesquisa, e as redes sociais para divulgação e alcançar as pessoas e estimulá-las a interagirem com os conteúdos e ofertas que o site está oferecendo.
Ao mesmo que essa produção, publicação e divulgação de conteúdo vão acontecendo, outra parte do Inbound está concentrada em identificar, qualificar e criar relacionamento com as pessoas que interagiram com os conteúdos e ofertas.
A melhor forma de obter essas informações é através de landing pages, páginas de conversão, que permitirá a empresa a ter contato e/ou mais dados para conseguir construir um relacionamento/interação via email marketing, de modo a conduzi-lo a querer fazer a aquisição do produto/serviço da empresa que está implantando.
Tudo isso é automatizado e precisa ser planejado e realizado por uma equipe de pessoas capacitadas que saibam conduzir o processo com excelência, garantindo que a eficácia seja a melhor possível.
Nós, Agência de Marketing de Digital – Código BR Comunicação, fazemos todo esse processo de Inbound Marketing para você. Caso você queira saber mais ou tenha ficado alguma dúvida sobre tema, entre em contato conosco.